O Real Madrid está classificado para as quartas de final da Champions League. A equipe superou, mais uma vez, o Atlético de Madrid, seu maior rival, em um jogo muito disputado no Estádio Metropolitano. Os Los Blancos conquistaram a vaga na disputa de pênaltis.
Após a vitória do Real Madrid no jogo de ida, por 2 a 1, o Atlético precisava vencer em casa. Com o estádio lotado, a equipe conseguiu incendiar o duelo no primeiro lance. Em meio minuto de jogo, Conor Gallagher abriu o placar para o Atleti.
Com o Atlético de Madrid mais perigoso no ataque, o Real Madrid não fez um grande primeiro tempo. Na segunda etapa, o time de Carlo Ancelotti dominava mais a posse de bola, mas seguia sem criatividade para criar chances de gol. Enquanto ambas as equipes precisavam de um gol, o placar permaneceu inalterado.
Ainda no segundo tempo, Los Blancos tiveram uma ótima chance, com o juiz assinalando um pênalti para o Real Madrid. Mas Vinícius Júnior, o grande craque da equipe, desperdiçou a cobrança. Sendo assim, o duelo foi para a prorrogação. Após dois tempos de 15 minutos sem alteração no placar, os pênaltis decidiram a vaga.
Nas penalidades, o Real Madrid levou a melhor fora de casa, vencendo por 4 a 2. Pelo lado do Atlético de Madrid, a cobrança de Julián Álvarez foi anulada após o jogador dar dois toques na bola, enquanto Marcos Llorente errou sua cobrança. Lucas Vázquez chegou a errar pelos Los Blancos. No entanto, Rüdiger converteu a última cobrança e classificou o Real Madrid.