
Treinador deixou o Clube após eliminação na Sul-Americana
Renato Gaúcho não é mais técnico do Fluminense. O comandante pediu demissão na noite da última terça-feira (24), logo após o empate em 1 a 1 com o Lanús, que marcou a eliminação do Tricolor nas quartas de final da Copa do Brasil.
Alvo de xingamentos da torcida no Maracanã, Renato deixou o Clube reclamando do futebol brasileiro e de críticas da torcida na web. No entanto, estes não foram os únicos motivos que culminaram no adeus do treinador.
O site Globo Esporte revelou bastidores que colocaram em cheque o relacionamento de Renato Gaúcho com os atletas do Tricolor.
Logo após a campanha histórica na Copa do Mundo de Clubes, o Fluminense viveu um momento conturbado no Brasileirão, com direito a uma sequência de derrotas.
Em meio à fase complicada, jogadores e lideranças do elenco demonstraram insatisfação com escolhas do treinador, como o rodízio excessivo. A falta de orientações detalhadas diante de problemas também foi questionada.
A crise foi estancada em seu ápice com a classificação diante do Internacional, em julho, na Copa do Brasil. A equipe, inclusive, emplacou uma sequência positiva, avançando também na Sul-Americana. Entretanto, a relação não melhorou.
Depois de uma partida em que o Fluminense sofreu gol nos minutos finais, Renato reclamou com os jogadores, mas não deu orientação do que poderia ter sido feito. O fato irritou ainda mais os atletas. A substituição de Martinelli contra o Lanús, na Argentina, também não repercutiu bem – o técnico alegou cansaço do atleta, que negou.
O GE também apontou que declarações de Renato ao longo dos meses causaram desconforto no elenco. O treinador chegou a dizer que não existem mais jogadores decisivos no Brasil, além de que “no campo são eles que resolvem”.
Apesar dos episódios, o resultado era bem avaliado, o que deu sequência a Renato, principalmente pelo desempenho nas copas. Mesmo diante das discordâncias, os atletas acabaram surpreendidos com a decisão do treinador de entregar o cargo.
Bruno Nunes Loreto é jornalista formado em 2018 pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Trabalha como redator desde 2016, passando por sites como Torcedores, 90min, Bolavip e Antenados no Futebol. Exerce a função de repórter no NETFLU.
Read more