(Foto: Lucas Merçon - FFC)

Mesmo sem nenhum atleta no banco de reservas e com um jogador de linha no gol, o River Plate (ARG) fez história nesta quarta-feira e bateu o Santa Fe (COL) por 2 a 1, no Monumental de Nuñez, pela Libertadores. Com o resultado, os argentinos assumiram a liderança do Grupo D, com 9 pontos, ultrapassando o Flu, que agora é o segundo, com 8. Dessa forma, o Tricolor terá que vencer na última rodada o próprio River, fora de casa, para não depender de um tropeço do Junior Barranquilla (COL) contra o Santa Fe (COL). Veja a tabela:

O cenário é o seguinte: Se vencer o River, o Flu está classificado e em primeiro da chave. Se perder o jogo, terá que torcer para o Junior não derrotar o Santa Fe. Um empate na Colômbia já bastaria para o Tricolor avançar independentemente do que acontecer em Buenos Aires. Mas se houver empate entre River e Flu, aí os critérios é que irão definir o segundo classificado para as oitavas de final. Eles são, na ordem: saldo de gols, gols marcados, gols fora de casa e ranking da Conmebol.


 
 
 

Em um exercício de imaginação, se o Flu empatar por 0 a 0 e o Junior vencer por 1 a 0, por exemplo, os dois ficam empatados em pontos, saldo de gols e gols marcados. No entanto, os colombianos teriam 4 gols marcados fora de casa, contra 3 do Flu, e avançariam. Já se o jogo do Flu terminar em 1 a 1, aí o Tricolor passaria a levar vantagem por ter mais gols pró (8 contra 7).