Recordista de títulos do Campeonato Carioca com oito conquistas, Oswaldo Gomes, atleta do Fluminense, marcou o primeiro gol da história da Seleção Brasileira, em amistoso contra o Exeter City (ING). O Brasil venceu por 2 a 0 em partida realizada no estádio das Laranjeiras, no dia 21 de julho de 1914.

O estádio do Fluminense serviu de casa para a Seleção Brasileira durante 17 anos. A fidelidade de Oswaldo Gomes com o Fluminense ficou marcada para a história ao se recusar de se transferir junto com outros nove titulares para abrir o departamento de futebol do Flamengo.

Pelo Fluminense, Oswaldo Gomes fez 42 gols, em 189 partidas, tendo ainda feito 1 gol em 5 jogos pela Seleção Brasileira. Em 1921, foi eleito presidente da CBD (Confederação Brasileira de Desportos), precursora da atual Confederação Brasileira de Futebol. Um ano antes, foi treinador da seleção no Campeonato Sul-Americano de 1920.

O Fluminense vai relembrar momentos e curiosidades que envolvem o Tricolor, a Copa e a Seleção Brasileira, através de fatos marcantes que fazem parte da história da competição, durante os 30 dias da Copa do Mundo 2018. O clube prestará homenagem a grandes personagens que passaram pelas Laranjeiras e que deixaram o nome marcado na memória da Seleção Canarinho.