O Fluminense joga mais uma edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2022. Com cinco títulos, o Tricolor é o segundo maior vencedor da competição. Está empatado em conquistas com o Internacional e fica atrás apenas do Corinthians, que tem dez. O site do jornal Lance recordou como foram os títulos do Flu no torneio mais importante da base no país. Confira!

1971

 
 
 

O primeiro título do Fluminense teve uma importância histórica na Copa São Paulo. Na época em sua terceira edição, foi a primeira vez que clubes de fora do estado participaram. Assim, contou com dois times cariocas, um mineiro, um do Paraná e um do Rio Grande do Sul. No torneio marcado pela nacionalização da Copinha, o Flu venceu o Botafogo e levou o título.

O clássico vovô foi acirrado. Durante os 90 minutos, as equipes empataram por 3 a 1, e depois por 1 a 1 na prorrogação. Nos pênaltis, o Tricolor levou a melhor nos pênaltis por 4 a 3. A primeira Copinha do Fluminense foi registrada pelo gol de Silvinho, último a cobrar e autor de outros dois no tempo normal.

1973

Na quinta edição da Copa São Paulo, o Fluminense conquistou o bicampeonato e se igualou ao Corinthians, que já era o maior campeão do torneio. A final, inclusive, foi entre as equipes e o carioca levou a melhor. Após o empate por 0 a 0 no tempo regulamentar, Silvinho e Té marcaram na prorrogação. Neste ano, times do Nordeste e Centro-Oeste também participaram.

1977

Na época, a Copinha completava sua nona edição. O Tricolor mantinha a disputa direta com o Corinthians para ser o maior campeão, e conseguiu após vencer a final, organizada como preliminar de um jogo entre Brasil e Bulgária, no Morumbi. O Flu enfrentou a Ponte Preta, mas as equipes terminaram empatadas. Na prorrogação, Benê decidiu e levou o time ao tricampeonato.

1986

Neste ano, o Fluminense estreou perdendo para o Santa Cruz por 2 a 0. Porém, depois disso o time não perdeu nenhum duelo da edição. O clube avançou até a final, organizada no Pacaembu, e mais uma vez contra a Ponte Preta. Desta vez não houve prorrogação: Eduardo e Fábio marcaram dois gols para o Flu e assinalaram o tetracampeonato tricolor. Ao final da competição, Charles, que integrava o elenco, foi escolhido o melhor jogador da edição da Copinha.

1989

Na última vez que o Fluminense venceu a Copinha, o time fez uma campanha invicta. Na fase de grupos, venceu o Nacional-SP, a Portuguesa e o XV de Novembro. No mata-mata, o Tricolor eliminou o América de Rio Preto e o Internacional, e encarou o Juventus-SP na final. No duelo, o Flu venceu por 1 a 0, com gol de Sílvio. O jogador também foi eleito o melhor do torneio.