Vasco e Botafogo, em princípio, não demonstram interesse em jogar a Primeira Liga em 2017. Assim, a competição já tem um novo participante definido para completar os 16 da próxima edição (com os 12 deste ano e os outros três que ficaram fora – Paraná, Chapecoense e Joinville): o Juventude. Presidente do Cruzeiro e do grupo, Gilvan de Pinho Tavares, explica a situação.

– Queremos Vasco e Botafogo na Liga. Mas tem uma questão de ranço de um clube para outro. Eurico está de um lado e Flamengo e Fluminense do outro. Eu não entro porque eu sou lá de Minas. Esse ano já vai jogar o Juventude porque não tem Vasco e Botafogo. Se tivesse Vasco e Botafogo, Santa Catarina ficaria com quatro em vez de cinco – comentou Gilvan, emendando com a fórmula de disputa que tem como pretensão:

 
 
 

– Quatro grupos de três jogos, classificando dois em cada chave. Quartas, semi e final em dois jogos.

Gilvan, inclusive, teve reunião com a CBF nesta quinta-feira e também se encontrou com Eurico Miranda, presidente do Vasco, por acaso. De acordo com ele, o dirigente, rival de Fluminense e Flamengo, admite entrar na competição mais para a frente.

– Conversei com Eurico. Ele acabou entendendo essa ideia como válida. Ele não quer que o Vasco seja desconsiderado. A Liga não seria ruim para o Vasco. Mas talvez não esse ano ainda – disse.