(Foto: Lucas Merçon - FFC)

O Fluminense venceu o Fortaleza por 2 a 0, quinta-feira, no Maracanã, e fechou o Campeonato Brasileiro em quinto lugar. Como o São Paulo venceu, o Tricolor das Laranjeiras ainda poderá estar na fase de grupos da Libertadores, mas terá de torcer para o Palmeiras vencer o Grêmio na final da Copa do Brasil. Por isso, terá de iniciar o planejamento para jogar a segunda fase da competição (Pré-Libertadores).

Se tivesse fechado o Brasileirão na quarta posição, o clube daria uma folga de dez dias ao elenco, algo que não mais poderá acontecer. Como a Copa do Brasil será decidida no dia 7 de março, três dias antes da Pré-Libertadores, o Flu não poderá ficar esperando.

– No primeiro momento estamos retornando na terça-feira à tarde nossas atividades, continuaremos trabalhando conforme a colocação e depois esperar. Se acontecer algo importante para a gente, relacionado a Grêmio e Palmeiras, faremos outro tipo de planejamento – explicou Marcão em entrevista coletiva após a partida no Maracanã.

Sob o comando do novo técnico Roger Machado, o elenco será preparado para enfrentar o Ayacucho, do Peru. Se tiver de disputar tal etapa e passar, terá pela frente ainda para chegar à fase de grupos um confronto com o vencedor de Independiente del Valle, do Equador, e Unión Española, do Chile.