O Fluminense entrou em campo na tarde deste domingo para o seu primeiro clássico na temporada de 2022. Enfrentou o Flamengo, no estádio Nilton Santos, e com um gol do colombiano Jhon Arias, aos 43 minutos do segundo tempo, venceu o rival por 1 a 0. O clássico foi quente e marcado por lances do VAR e muitos cartões, com Calegari e Vitinho sendo expulsos. Com o resultado, o Time de Guerreiros chega aos 9 pontos e cola no líder do Vasco, que tem 10.

O JOGO

 
 
 

Ao apito inicial, o Flamengo começou melhor. Pressionava a saída de bola do Flu e levou perigo com menos de um minuto, em tabelinha e chute de Gabigol que obrigou Marcos Felipe a espalmar para escanteio. Aos 13′, o clima esquentou quando o árbitro marcou um pênalti a favor do Rubro-Negro, gerando uma confusão generalizada. O lance foi anulado posteriormente pelo VAR, mas serviu para esquentar os ânimos no clássico.

A partir daí, os nervos ficaram à flor da pele. O Fluminense tinha muita dificuldade em ter a bola e chegar na frente, já que a marcação adversária era bem encaixada. A primeira grande chance só saiu os 28′, chute da entrada da área de Willian Bigode que fez Hugo Souza se esticar e tirar lá no cantinho. Do meio para o fim da primeira etapa, o Tricolor conseguiu equilibrar um pouco as forças, passando a marcar melhor, mas ainda sem saída de contra-ataque.

No segundo tempo, o equilíbrio seguiu. O Time de Guerreiros conseguia ter mais a bola, apesar de criar pouco. O Fla já não dominava mais as ações como nos primeiros 45 minutos, mas ainda levava perigo em roubadas de bola e transições em velocidade. O jogo era mais truncado. Tanto que as principais chances eram somente em bola parada. Em cobrança de escanteio aos 28′, Gabigol chegou a marcar, mas o VAR anulou o lance por impedimento.

Nos minutos finais, os dois times buscaram a vitória. E o Fluzão acabou premiado. Aos 43′, em bola parada, Yago levantou na área e Jhon Arias tocou de cabeça, contando com a falha do goleiro Hugo Souza, para dar a vitória ao Fluminense no clássico e seguir com a freguesia rubro-negra: 1 a 0. Na próxima rodada, o Flu tem outro clássico pela frente. Pegará o Botafogo, também no estádio Nilton Santos.

O Time de Guerreiros entrou campo com: Marcos Felipe; Nino, David Braz e Felipe Melo (Martinelli 25’/2ºT); Samuel Xavier (Calegari 00’/2ºT), AndréYago e Cris Silva; Luiz Henrique (Nonato 42’/2ºT), Willian Bigode (Jhon Arias 25’/2ºT) e Fred (Germán Cano 17’/2ºT).