Fluminense visita a Chapecoense na próxima terça (Foto: Lucas Merçon - FFC)

Depois de tropeçar em casa ao empatar com o Juventude, o Fluminense voltará a campo pelo Campeonato Brasileiro na próxima terça-feira. O adversário é a Chapecoense, na Arena Condá. O site ge fez cálculo das probabilidades matemáticas de cada resultado. O Tricolor é considerado favorito, mesmo fora de casa.

A Chapecoense, lanterna do Campeonato Brasileiro com sete pontos em 18 rodadas, tem o pior desempenho como mandante na competição (0 V, 2 E, 6 D, 8%) com ataque (0,5) e defesa (1,63) entre os piores desempenhos mandantes. O Fluminense tem uma posição de meio de tabela entre os visitantes (2 V, 3 E, 4 D, 33%) com média ofensiva 0,89 e defensiva, 1,22. A Chape vem de sete jogos sem triunfos em casa (2 E, 5 D) e só venceu um dos últimos 11 confrontos – ainda na Copa do Brasil, contra o ABC. Já o Fluminense não vence fora de casa há cinco partidas (1 E, 4 D).


 
 
 

Confira como ficaram as probabilidades de cada resultado:

Chapecoense – 26,0%
Empate – 28,9%
Fluminense – 45,1%

Entenda a metodologia aplicada pelo portal para tal cálculo:

Para o cálculo das probabilidades de cada resultado, o economista Bruno Imaizumi emprega um modelo estatístico que utiliza uma distribuição de Poisson bivariada combinada com o método de simulação de Monte Carlo. A partir de parâmetros estabelecidos pela análise de mais de 78 mil finalizações em Brasileirões coletadas pelo Espião Estatístico desde 2013, avalia os desempenhos recentes dos times na temporada, utilizando sobretudo os indicadores de Expectativa de Gol (xG).