Pouquíssimo conhecido no Brasil, Alexis Rojas teve suas características desvendadas pelo site “Futebol Plajenado”. Num post neste domingo sobre o possível reforço do Fluminense, o portal apresenta o meia-atacante para o torcedor, destrinchando seu estilo de jogo. Confira:

 

Movimentação e posicionamento

“Rojas é uma meia destro que atua na penúltima linha do time, costumeiramente em uma plataforma tática 4-2-3-1. O jovem paraguaio pode ocupar posição inicial de amplitude pelos dois lados ou atuar centralizado. Sua movimentação é constante e em função da bola.

O possível reforço do Fluminense procura o espaço entre a primeira e a segunda linha do time adversário. Normalmente recebe a bola de costas para os defensores e procura girar rapidamente no espaço entre-linhas. Pelo lado do campo perde um pouco o poder criativo e continua procurando com bastante frequência o centro, principalmente quando atua em posição inicial pelo lado esquerdo.

Características

Deslocamentos em velocidade, condução de bola, drible curto para o lado direito e boa visão de profundidade podem resumir as características técnicas de Rojas. Trata-se de um meio campista com razoável capacidade criativa, procurando estar com a bola ou próximo dela em momentos de construção ofensiva.

Sua velocidade é importante para conseguir vitórias em enfrentamentos 1×1, utilizando-a em conjunto com um bom drible curto, na maioria das vezes para o lado direito. Normalmente Rojas vence o primeiro marcador com agilidade, entretanto costuma pecar na manutenção da bola em excesso, tornando-se pouco objetivo em alguns momentos.

Sua visão de profundidade é boa. Rojas consegue pensar bem a jogada e a tomada de decisão, normalmente, é correta, entretanto apresenta erros de execução. Rojas, por vezes, é preciosista e individualista demais, ocasionando situações em que perde o tempo oportuno de um passe em profundidade.

Nos momentos finais da fase ofensiva, Rojas é importante para a quebra de linhas. Com boa capacidade técnica e velocidade, o jovem pretendido pelo Fluminense consegue criar confusão e desequilíbrio na defesa adversária.

Não trata-se de um jogador com grande presença de área como elemento surpresa. Rojas, quando entra na região de finalização curta, o faz com a bola e em decorrência do acompanhamento de jogadas criadas por ele próprio. Sem a bola, Rojas procura a aproximação com o portador dela e não se projeta dentro da área para finalizar. Na execução da finalização, o jovem do Luqueño deixa a desejar. Normalmente demonstra um chute com pouca força e sem refino técnico.

Por ser veloz e ter agilidade, Rojas demonstra razoável capacidade de recomposição. Quando atua pelo centro é mais efetivo nesse quesito, conseguindo realizar bons deslocamentos, antecipações e intervir nos momentos intermediários da fase ofensiva adversária.

1

Rojas é um jogador que ainda precisa de maturação técnica, física e tática. O jovem tem bom potencial de crescimento e demonstra boas ferramentas atuando em um nível de competição baixo. O Fluminense pode ganhar um jogador interessante, a médio e longo prazo, caso tenha paciência e saiba desenvolver os pontos fortes de Rojas e minimizar os fracos.