Eduardo está cedido por empréstimo ao Estoril, de Portugal

O site Vavel fez um raio-x de 33 jogadores emprestados pelo Fluminense nesta temporada. Entre eles, o lateral Renato, os meias Eduardo e Robert e o atacante Wellington Paulista. Confira a avaliação:

 

 
 
 

Renato, Avaí (Lateral-direito, 26 anos)

Destaque do Avaí, Renato é o segundo jogador do clube que mais participou de jogos no ano (42) e marcou sete gols – cinco na Série B. Começou atuando na lateral-direita, mas foi deslocado por Silas e depois mantido por Claudinei Oliveira no meio-campo. É destaque geral do torneio.

Rafinha, Avaí (Volante, 22 anos)

Com muitos problemas por contusão, Rafinha não conseguiu se consolidar no Avaí, apesar de demonstrar potencial em algumas oportunidades. Foram apenas oito jogos no ano e o atleta não vem sendo aproveitado na reta final da Série B.

Marlon, Barcelona (Zagueiro, 20 anos)

Joia de Xerém vendida mais recentemente, Marlon foi emprestado ao Barcelona B por um ano. No entanto, o zagueiro encantou aos espanhóis e chegou a atuar na equipe principal em alguns jogos. Tudo indica que será comprado e não retornará às Laranjeiras.

Wellington Paulista, Ponte Preta (Atacante, 32 anos)

Wellington Paulista chegou como a grande esperança para balançar as redes no Majestoso, visto que o seu antecessor Borges não fez um bom trabalho. Rodadas foram se passando e os gols não vinham, não conseguiu emplacar uma sequência de gols vestindo a camisa da macaca. Mesmo mostrando raça durante sua passagem, o torcedor ponte-pretano não sentirá saudades.

Michael, América-MG (Atacante, 23 anos)

Recentemente, Michael marcou um golaço contra o São Paulo, mas foi seu ponto fora de curva no América-MG. Não conseguiu convencer dentro de campo e tem revezado entre titulares e reservas constantemente.

Léo Pelé, Londrina (Lateral-esquerdo, 20 anos)

O Londrina não tem chances de subir à Série A, mas esteve no grupo que brigou pela vaga até as últimas rodadas. Léo Pelé foi um dos destaques da equipe sendo titular em praticamente todas as partidas. Inclusive, para muitos, foi o melhor lateral-esquerdo da Série B.

Lucas Fernandes, Atlético-PR (Atacante, 23 anos)

Lucas Fernandes chegou ao Atlético sem muitas expectativas. Ninguém botava fé em um reserva do Avaí. No entanto, surpreendeu e, hoje, faz um time previsível ser capaz de agredir o adversário de maneiras distintas. Única contestação é a displicência em jogadas que podem ser encurtadas. O Atlético-PR deve exercer o direito de compra.

Danielzinho, Oeste (Meia, 20 anos)

Danielzinho esteve a caminho do Shakhtar Donetsk, no início do ano, em uma troca por Wellington Nem. Ficou e foi emprestado ao Oeste. No clube paulista, passou a se chamar Daniel Simões, pois já existia um Danielzinho no elenco, e é titular. Só ficou fora das duas últimas partidas do clube paulista.

Higor Leite, Goiás (Meia, 23 anos)

Higor Leite foi resgatado por Enderson Moreira no início da Série B, mas acabou sendo pouco utilizado. Nos raros jogos que atuou, não agradou. Não entrou mais em campo desde a saída do antigo treinador. Chegou a ir para o time B do Goiás, mas logo foi reintegrado.

Robert, Paysandu (Meia, 20 anos)

Sem sucesso no Barcelona B, Robert voltou ao Brasil e foi emprestado ao Paysandu. Em Belém, poucas chances e muita confusão. Foi afastado do elenco após ter sido visto embriagado por torcedores do clube paraense. Imagens também circularam pela internet, fato que irritou a diretoria do Papão.

Fernando Neto, Vila Nova (Meia, 23 anos)

Apesar de ter surgido no Fluminense como lateral-esquerdo, Fernando Neto tem se destacado no meio-campo durante seus empréstimos. No Macaé, foi bem como meia-esquerda. No Vila Nova, ganhou a titularidade atuando como segundo volante. Seu empréstimo se encerra no fim do ano.

Elivélton, Fortaleza (Zagueiro, 24 anos)

Lima e Edimar eram titulares na defesa do Fortaleza e mantiveram sua regularidade, fato que deixou Elivélton sem espaço para jogar. Quando entrou, sofreu com algumas falhas, mas nada que irritasse tanto o torcedor. Pouco jogou e não deu para ver o seu potencial de verdade.

Felipe Amorim, Coritiba (Meia, 25 anos)

Foi para o Coritiba em uma troca com o Fluminense por Dudu. E o destino do meio-campista é semelhante ao que chegou no Tricolor: pouco tem entrado. Quando entra, pouco soma em campo. Será devolvido no fim do empréstimo.

Artur, Goiás (Zagueiro, 26 anos)

Após passagem fraca pelo América-MG, é tido como umas das contratações mais desnecessárias do Goiás. Chegou para resolver o problema da defesa, mas sequer estreou. E a concorrência não era forte, visto que nenhum zagueiro do clube agrada atualmente. O Goiás tem uma das defesas mais vazadas da Série B.

Willian, Goiás (Volante, 23 anos)

Willian foi outro jogador resgatado pelo treinador Enderson Moreira no Goiás. Começou o Estadual como titular, mas teve uma queda drástica de rendimento e perdeu seu lugar. Atualmente é reserva e pouco tem entrado nos jogos.

Eduardo, Estoril (Meia, 23 anos)

Eduardo participou de apenas três jogos pelo América-MG no Campeonato Brasileiro. Sem sequência, ficou encostado e foi devolvido ao Fluminense. Atualmente está emprestado ao Estoril, de Portugal.

Samuel, Hatta Club (Atacante, 25 anos)

Samuel começou o ano na Ferroviária, voltou ao Fluminense, chegou a ser titular com Levir Culpi, mas depois transferiu-se para o Hatta Club. Nos Emirados Árabes, é o principal atacante da equipe e tem marcado seus gols.

STK Fluminense Samorín (9 jogadores)

O projeto Samorín conta com nove atletas emprestados pelo Fluminense. São eles Hernandes (Volante, 18 anos), Leonel (Meia, 20), Levi (Meia, 19), Luquinha (Meia, 22), Luiz Fernando (Volante, 22), Rômulo (Volante, 18), Peu (Atacante, 23), Danilo (Atacante, 23) e Matheus Pato (Atacante, 21). A equipe é vice-líder da 2. Liga Eslovaca.

Aílton, Estoril (Lateral-esquerdo, 21 anos)

Aílton foi destaque do Neftchi Baku, do Azerbaijão, sendo titular em 27 jogos em 2015. Logo depois, foi emprestado ao Estoril e não teve sequência na equipe portuguesa. Na temporada 2016/17, entrou apenas duas vezes em campo.

Bryan Olivera, Ottawa Fury (Meia, 22 anos)

Bryan Olivera vive boa fase no Ottawa Fury. Pela equipe canadense, atuou em 19 partidas, tendo começado como titular em 10 delas. Já concedeu três assistências e é um dos líderes de passes certos da equipe, tendo aproveitamento de 72%.

Wellington Carvalho, Tombense (Zagueiro, 23 anos)

Wellington Carvalho tem tido dificuldades para se firmar nas equipes durante seus empréstimos. O último foi o Tombense onde mesmo com a boa campanha no Campeonato Mineiro, foi reserva. Fez apenas quatro jogos pelo clube.

Reginaldo, Vila Nova (Zagueiro, 24 anos)

O Vila Nova é o nono colocado da Série B e Reginaldo foi titular em grande parte dos jogos. Jogando o simples, não compromete dentro de campo e é querido pela torcida. Apesar da campanha mediana do clube, tem se destacado.

Matheus Alves, Gangwon FC (Atacante, 23 anos)

Matheus Alves está brilhando na Coréia do Sul. Titular absoluto, é o principal nome do Gangwon FC. Atuou em 37 jogos nesta temporada e já marcou 12 gols, sendo o artilheiro da equipe.

Denilson, Neftchi Baku (Atacante, 21 anos)

Denílson surgiu no Fluminense em 2013, fez um gol salvador contra o Goiás e não conseguiu se firmar. Recentemente emprestado ao Neftchi Baku, é titular na equipe do Azerbaijão. Marcou 1 gol nas nove partidas que disputou

Zé Lucas, Stal Mielec (Atacante, 22 anos)

Jogando no futebol polonês, Zé Lucas ainda não conseguiu se firmar. É reserva e atuou apenas em duas partidas na temporada