Fluminense conquistou o Brasileiro sub-20 em 2015; rival é o atual campeão (Foto: Bruno Haddad - FFC)

Fluminense e Flamengo decidem nesta segunda-feira, às 15h, nas Laranjeiras, quem irá à semifinal do Campeonato Brasileiro sub-20. O rival está em vantagem após ter vencido a ida por 3 a 1. O Tricolor precisa ganhar por três gols de diferença para avançar ou fazer dois e levar a decisão para pênaltis. O site ge listou cinco curiosidades sobre o Fla-Flu. Confira!

Campeões da categoria
Tanto Flamengo quanto Fluminense detêm o título do Brasileiro Sub-20, competição disputada desde 2006. O Tricolor foi o primeiro dos dois a levantar a taça, em 2015, em uma geração que contava com Léo (São Paulo), Frazan, Douglas (PAOK) e Pedro, hoje no rival rubro-negro, e que na época era reserva de Matheus Pato. Já o Fla é o atual campeão. Faturou o título em 2019, em time que tinha como destaques Hugo Souza, Matheuzinho, Ramon, Yuri César e Rodrigo Muniz.


 
 
 

Retrospecto e artilheiros
O Fluminense terminou a 1ª fase (20 times em turno único) na terceira colocação, com 35 pontos nos 19 jogos disputados. Uma campanha de 10 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. Já o Flamengo terminou em sexto, com 31 pontos, com 9 vitórias, 4 empates e 6 derrotas. As colocações acabaram colocando os rivais frente a frente logo nas quartas.

O destaque do Tricolor é John Kennedy, vice-artiheiro da competição, com 10 gols. No Flamengo, o goleador é Lázaro (7 gols), que está suspenso, seguido por Thiaguinho (5 gols).

Reforços dos profissionais estão suspensos no Fla
Nos jogos mais decisivos do Brasileirão, o Flamengo buscou recorrer a meninos que estavam treinando nos profissionais. Desta vez, porém, três deles estão suspensos: o zagueiro Gabriel Noga, o lateral-esquerdo Ramon e o atacante Lázaro.

Outros nomes do profissional, como o lateral Matheuzinho e o atacante Rodrigo Muniz, não estão confirmados ainda para a partida. Ambos jogaram no duelo de ida e fizeram gols na vitória por 3 a 1.

Flu poderia ter “seleção” no Sub-20
Para esta segunda-feira, o Fluminense terá reforços como André, do profissional, e alguns campeões brasileiros Sub-17. Mas poderia ter um time ainda muito mais forte. Muitos jogadores ainda com idade para o sub-20 subiram para o elenco principal, seja por necessidade em razão das dificuldades financeiras ou por terem mostrado potencial na base, como Calegari, André, Martinelli, Luiz Henrique e Marcos Paulo, ou para o sub-23, que incorporou garotos do último ano de juniores e outros jovens que se destacaram no Sub-17, casos de Luan e Marcos Pedro.

Quem pode se despedir?
Quem for eliminado finalizará a atual temporada do sub-20. Do lado do Flamengo, isso pode representar o fim de etapa para cinco meninos que estão no último ano de juniores: Victor Hugo e Pedro Caracoci (goleiros), Pablo (lateral-esquerdo), Richard Rios e Matheus Alves (volantes).

Do quinteto, três renovaram seus contratos, que se encerravam em dezembro de 2020, especificamente até fevereiro, prevendo o fim do Brasileiro: Victor Hugo, Caracoci e Matheus Alves.

No Fluminense, a preocupação é um pouco menor. O elenco sub-20 deste ano é formado apenas por jogadores nascidos em 2001 e 2002, que possuem ao menos mais um ano na categoria, já que os atletas que estão no último ano de juniores foram integrados ao projeto sub-23. Dos nascidos em 2000, apenas o goleiro Pedro Rangel descerá para esta partida.