Pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense enfrenta o Flamengo nesta quarta-feira (09/09), às 21h30, no Maracanã. E o duelo envolve uma grande mística. Parte dela é contada em matéria no site oficial do Time de Guerreiros.

O primeiro Fla-Flu a história terminou com uma vitória de 3 a 2 para o Fluminense, no dia 7 de julho de 1912, pelo Campeonato Carioca. Edward Calvert, James Calvert e Bartholomeu marcaram os gols do Flu, no Estádio de Laranjeiras. Embora essa tenha sido a primeira disputa entre as equipes, o uso do termo Fla-Flu foi popularizado apenas em 1933, pelo jornalista Mário Filho. O primeiro Fla-Flu realizado no Maracanã aconteceu no dia 22 de outubro de 1950 e o Fluminense venceu o Flamengo pelo placar de 2 a 1.

Em 22 de outubro de 1916, o duelo era válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca e o Flamengo vencia o Fluminense por 2 a 1 quando o árbitro R. Davies assinalou um pênalti para o time rubro-negro. O flamenguista Ricardo Riemer cobrou e desperdiçou, mas poucos minutos depois R. Davies marcou mais um pênalti para o Flamengo. Desta vez, a cobrança coube a Sidney Pullen, o goleiro tricolor Marcos Carneiro defendeu, mas R. Davies mandou voltar, alegando que não havia apitado. Sidney Pullen bateu novamente, Marcos Carneiro de Mendonça defendeu de novo, e R. Davies mandou voltar novamente, desta vez alegando que os jogadores tricolores haviam invadido a grande área. Revoltada com a arbitragem parcial, a torcida tricolor invadiu o gramado, e o jogo ficou paralisado por mais de sete minutos, tendo que ser cancelado, pois no regulamento, constava que o jogo que fosse paralisado por cinco minutos seria suspenso definitivamente.

No duelo remarcado para o dia 8 de dezembro de 1916, no Estádio de General Severiano, o Fluminense venceu por 3 a 1. Os gols tricolores foram marcados por Oswaldo Gomes, Zezé e Chico Netto.

No dia 7 de setembro de 1966, em partida válida pela decisão da Taça Guanabara, o Fluminense venceu pelo placar de 3 a 1, com gols de Amoroso e Mário Tilico (2x). Em 15 de junho de 1969, em final do Campeonato Carioca daquele ano, o Fluminense venceu pelo placar de 3 a 2. No dia seguinte à decisão contra o Flamengo, Nelson Rodrigues publicou mais um de seus geniais textos no jornal O Globo. “Chega de Humildade”.

Em 22 de agosto de 1973, o Fluminense venceu o Flamengo pelo placar de 4 a 2 no Maracanã, em partida válida pela decisão do Campeonato Carioca. Os gols do Time de Guerreiros foram de Manfrini (2x), Toninho e Dionísio. O Tricolor era campeão carioca pela vigésima primeira vez em sua história.

Em 11 de dezembro de 1983, pelo Campeonato Carioca, no segundo jogo do triangular, o Flamengo necessitava apenas de um empate para eliminar o Fluminense, que, por sua vez, só a vitória interessava. O Fla-Flu estava no seu minuto final e a torcida Rubro-Negra já comemorava a eliminação do Fluminense. Foi quando o atacante Assis marcou o gol da vitória Tricolor. Com o resultado, o Flamengo estava eliminado. Ao Fluminense restava torcer pela vitória do Flamengo no jogo contra o Bangu, para ser campeão carioca, e foi o que aconteceu.

Em 16 de dezembro de 1984, o jogo decisivo para definir o campeão carioca, seria entre Flamengo e Fluminense. O Flu fez 1 x 0, com gol de Assis. Com esse triunfo, o Flu tornou-se bicampeão carioca.

Em uma partida épica, no dia 25 de junho de 1995, o Fluminense era campeão carioca em um jogo com a cara dos Guerreiros Tricolores. Emocionante e com cinco gols, o último deles depois que Renato Gaúcho desviou com a barriga um chute do meio campo Ailton, o Fluminense venceu por 3 a 2.

 
 
 

No dia 5 de março de 2017, o Fluminense conquistou a Taça Guanabara ao vencer o Flamengo por 4 a 2, nos pênaltis. No tempo normal, empate por 3 a 3. Wellington Silva, Henrique Dourado e Lucas marcaram os gols do Flu.

Em 24 de fevereiro de 2018, em partida válida pela Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Flamengo por 4 a 0, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Os gols da vitória tricolor foram assinalados por Marcos Júnior (2x), Pedro e Gilberto.

Ídolo do Fluminense, Assis era apelidado de carrasco rubro-negro. Nos campeonatos cariocas de 1983 e 1984, o Fluminense precisou ganhar do time da Gávea para conquistar o título, e nas duas partidas decisivas, quem sempre decidia o jogo era Assis.

Os maiores artilheiros tricolores da história do clássico são Russo, Hércules, Ézio e Waldo.