Odair considera importante encontrar formas de potencializar as características de Fred (Foto: Lucas Merçon - FFC)

Que o Campeonato Brasileiro é uma competição dura e bastante difícil, isso ninguém discute. Mas para o Fluminense, em especial, o Brasileirão iniciou com um nível de dificuldade mais elevado do que para outras equipes. Basta ver que dos oito clubes brasileiros que representam o Brasil na Taça Libertadores da América, o Tricolor enfrenta sete logo nas dez primeiras rodadas do torneio.

Na realidade, o Time de Guerreiros já enfrentou três deles: Grêmio (1ª rodada), Palmeiras (2ª rodada) e Internacional (3ª rodada). Jogará ainda contra Athletico-PR (5ª rodada), São Paulo (8ª rodada) e Flamengo (9ª rodada). Na 10ª rodada, enfrenta o Corinthians, que embora já tenha sido eliminado na Pré-Libertadores, também foi um dos times brasileiros no torneio. A exceção é o Santos, que o Flu só pegará na 18ª rodada.

Os únicos clubes neste início que não se enquadram na lista são RB Bragantino (4ª rodada), Vasco (6ª rodada) e Atlético-GO (7ª rodada). Após a 10ª rodada, o Tricolor enfrenta, na ordem, Sport, Coritiba, Botafogo, Goiás, Bahia, Atlético-MG, Ceará, Santos e Fortaleza. Destes, apenas o Atlético-MG é tido como um clube que brigará na parte alta da tabela, os outros, salvo uma ou outra surpresa, devem figurar entre o meio e a parte baixa.