Fluminense conquistou sua última Taça Guanabara em 2012

Criada em 1965, a Taça Guanabara é praticamente uma competição dentro do Campeonato Estadual. Tradicional, dá um status elevado ao campeão, com direito a faixa, volta olímpica e gozação aos  rivais.

No princípio, a Taça GB existiu para apontar o representante carioca na Taça Brasil, a competição nacional daquela época.  Esta foi extinta em 1969, mas a Guanabara seguiu. Em 1972 passou a valer como o primeiro turno do Estadual. Oito anos depois, foi disputada como um torneio separado.

 
 
 

Entre 1981 e 93, a disputa voltou a valer pelo primeiro turno do Estadual. Em 1994 e 95, o Estadual teve os clubes divididos em dois grupos na primeira fase. Os campeões de cada chave decidiam a taça.

O troféu leva o nome do antigo Estado da Guanabara. Em 1960, quando o Rio deixou de ser a capital federal, o antigo Distrito Federal passou a se chamar Guanabara, uma cidade-estado. Em 1975, com a fusão entre os estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, a cidade do Rio de Janeiro passou a ser capital do estado do mesmo nome.

O Flamengo é o maior campeão, com 20 títulos, seguido por Vasco (12), Fluminense (nove) e Botafogo (oito). América, Americano e Volta Redonda têm um cada.