(Foto: Mailson Santana/FFC)

Não é bem assim. Diferente do que muitos pensam, o técnico Roger Machado enxerga virtudes num esquema com três zagueiros. Em entrevista concedida ao jornalista Mauro Cezar no programa Dividida, do UOL Esporte, o treinador saiu em defesa do 3-5-2.

De acordo com o comandante da equipe verde, branca e grená, ainda há um preconceito com o esquema no futebol brasileiro, considerando equivocado o entendimento de que é defensivo.

– Se tem muito o preconceito de que três zagueiros é um sistema defensivo e que você não teria condição de propor muito o jogo, o que na minha verdade é uma incoerência, é uma avaliação incompleta dessa questão, porque primeiro que o 3-5-2 permite que você coloque um número de jogadores muito maior à frente da linha da bola. Claro, como todo sistema, ele vai depender da característica desses jogadores que você coloca em determinadas posições. Eu já vi alguns profissionais que ao invés de usarem laterais e transformarem em alas, esses jogadores terem a vocação de atacantes, eles serem atacantes que têm uma boa capacidade de fazer corredor e têm uma leitura defensiva também do processo. Então, para mim é um preconceito que ele não se justifica, mas você precisa ter as características adequadas – disse Roger Machado.