Fluminense está em oitavo no Brasileirão (Foto: FFC)

Em princípio, o Campeonato Brasileiro garante aos seis primeiros colocados vagas para a Copa Libertadores. Mas diante das retas finais que se formaram na Copa do Brasil, a própria Libertadores e também a Sul-Americana a chance de existir um G9 é para lá de real. O Fluminense, em oitavo, está na briga.

Isso porque os campeões dessas competições garantem automaticamente a classificação para a Libertadores. E, caso estejam no G6, abrem vagas.

Na Libertadores, Flamengo e Palmeiras se enfrentarão na final. Ambos estão no G6. Na Sul-Americana, a decisão será entre Bragantino e Athletico. Destes, o time paulista também está no G6. Além disso, as semifinais da Copa do Brasil estão dispostas da seguinte maneira: Flamengo x Athletico e Fortaleza x Atlético-MG. O time mineiro lidera o Brasileirão e o cearense é o terceiro.

Confira como poderá ficar o quadro de classificados para a próxima Libertadores:

— Campeão da Libertadores
— Campeão da Sul-Americana
— Campeão da Copa do Brasil
— Os seis melhores classificados do Campeonato Brasileiro

Vale destacar que um desses campeões já estiver no G-6, as vagas se abrem para outros clubes podendo ir até ao G-9. Por exemplo: se o campeão da Libertadores estiver entre os seis primeiros do Brasileiro, o sétimo ganha a vaga. Se o da Sul-Americana estiver na mesma situação, vai o oitavo. Se o da Copa do Brasil também estiver, vai o nono.

Veja como está a classificação do Brasileirão:

Arte: CBF