Eurico Miranda também teve forte influência nos bastidores do Carioca em 1997
Eurico Miranda também teve forte influência nos bastidores do Carioca em 1997

Aliados da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Vasco e Botafogo fazem a final do Campeonato Carioca enquanto Flamengo e Fluminense, rivais e críticos da entidade. E uma curiosidade. Os finalistas não se enfrentavam em uma decisão desde 1997. Quase 20 anos depois, o site da ESPN Brasil aponta as semelhanças desta com a competição de outrora.

Em 1997, a disputa teve várias brigas nos bastidores e forte influência de Eurico Miranda, de volta ao poder no Vasco neste ano. À época, ele também gozava de prestígio junto ao presidente da Ferj, Eduardo Viana, o Caixa D’Água.

 
 
 

Naquele ano, Eurico conseguiu paralisar o Campeonato por conta de uma brecha no regulamento. O mandatário cruz-maltino acionou o Caixa D’Água com o argumento de que tinha quatro jogadores a serviço da seleção: Carlos Germano e Edmundo, na principal, e Helton e Pedrinho, na sub-20. Revoltado, o Flamengo abandonou a disputa e perdeu de W.O. duas partidas: uma para o Vasco e outra para o Americano.

A vitória por W.O. sobre o Flamengo ajudou o Vasco a conquistar o terceiro turno e ir à final contra o Botafogo, vencedor dos dois anteriores. Na decisão, o Alvinegro saía com cinco pontos de vantagem para a disputa em melhor de sete. Ou seja, de três jogos, precisaria vencer um ou empatar dois.

O Vasco venceu o primeiro, por 1 a 0. No segundo, o Botafogo ganhou pelo mesmo placar e evitou a necessidade de um terceiro, conquistando de maneira antecipada o Estadual.


Sem comentários