Scarpa respeitou o momento de Fred após a vitória do Fluminense (Foto: Nelson Perez - FFC)

Fred é, atualmente, o terceiro maior artilheiro da história do Fluminense com 170 gols. Na frente dele estão Waldo Machado, com 319, e Orlando Pingo de Ouro, com 184. O que pouca gente sabe é que se forem levados em consideração apenas os jogos oficiais, o camisa 9 já pula para o primeiro posto.

Ao retirar os amistosos da conta, Fred fica com os mesmos 170, mas Waldo cai para 158 e fica em segundo e Orlando vai para 133, dividindo o quarto lugar com Welfare.

O historiador Carlos Santoro, da Flu-Memória, explica a diferença como algo natural, pois hoje em dia não se tem mais espaço para amistosos como no passado.

– Evidentemente isso está muito ligado com a característica de cada época. Hoje o futebol praticamente não permite mais amistosos. O calendário já é muito cheio. Isso não ocorria quando o Waldo jogava, por exemplo. O Fluminense excursionava muito antigamente. Fazia 15 jogos de uma vez só. Viajava em janeiro na América do Sul e depois ia para o verão da Europa. E mais da metade dos gols do Waldo foi feito dessa maneira. Em amistosos pelo mundo. Fred, por outro lado, não tem gol em amistoso. Todos são em competições oficiais: Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores e Sul-Americana – esclareceu.

Veja a lista dos maiores goleadores do Fluminense contando apenas jogos oficiais:

1) Fred – 170
2) Waldo – 158
3) Hércules – 140
4) Orlando e Welfare – 133
6) Russo – 112
7) Magno Alves – 109
8) Ézio – 106
9) Telê Santana – 103
10) Preguinho – 99