Vôlei: CBV divulga tabela e regulamento da edição 2017/2018

Meninas do Flu querem fazer bonito novamente na Superliga

(Foto: Divulgação)

A Confederação Brasileira de Voleibol divulgou nesta terça-feira, 22, a tabela provisória (CLIQUE AQUI) e o regulamento da Superliga feminina de vôlei 2017/2018. As definições saíram após reunião realizada no Sesi-SP da Vila Leopoldina, em São Paulo (SP), com representantes de todos os times. A competição terá início no dia 17 de outubro, mesmo dia em que o Fluminense estreia, enfrentando o BRB/Brasília Vôlei (DF). Alguns ajustes poderão ocorrer na tabela para viabilizar as transmissões das televisões. As novidades da temporada ficam por conta da utilização da tecnologia a partir das semifinais, além a decisão em dois jogos e golden set.

Superintendente da CBV, Renato D´Ávila, esclareceu sobre as mudanças:

 
 
 

– Esta é mais uma etapa das que cumprimos todos os anos. É o momento de negociação com as equipes, de avaliar o que deu certo e o que não deu, além de finalizar a tabela e o regulamento, que dá um Norte para a competição. Os clubes já estavam previamente agendados com as modificações que fizemos. Então saímos daqui com a tabela do jeito que pretendíamos – comentou o dirigente.

Segundo Renato D´Ávila, a decisão pela alteração nas finais, agora disputadas em dois jogos e golden set, foi bem recebida:

– A final em duas partidas foi uma reivindicação das equipes, este foi o caminho escolhido para a próxima temporada e, caso cada equipe vença um dos jogos, independentemente do placar, será realizado mais um set, logo ao final da segunda partida – explicou o Superintendente, que ainda falou sobre a utilização da tecnologia nos jogos a partir das semifinais, outra novidade oferecida pela organização do campeonato para esta temporada:

– Quanto ao desafio, a partir da fase de playoffs, nós já vínhamos acompanhando o desenvolvimento da tecnologia e vendo as possibilidades de implementação. É mais fácil de usar em competição sediada, onde todas as partidas acontecem no mesmo ginásio e não há mudanças de local. Na Superliga não funciona assim, cada clube tem a sua casa, e ter um equipamento único para isso, não é a solução. Inicialmente teremos dois equipamentos, ainda vamos definir qual tecnologia, mas serão usados a partir das semifinais – concluiu Renato D´Ávila.

Além do Tricolor, sétimo colocado na temporada passada, Sesc (RJ), Vôlei Nestlé (SP), E.C. Pinheiros (SP), Rio do Sul (SC), Vôlei Bauru (SP), BRB/Brasília Vôlei (DF), Dentil/Praia Clube (MG), Sesi-SP, Camponesa/Minas (MG), Hinode Barueri (SP) e São Cristóvão Saúde/São Caetano (SP) participam do campeonato.