Técnico é criticado por utilizar pouco os jovens
Luis Zubeldía revelou um detalhe dos bastidores da utilização dos jovens de Xerém no elenco profissional do Fluminense. Em entrevista ao ge, o treinador afirmou que houve um erro no processo de transição de Riquelme Felipe e explicou por que adota uma postura mais cautelosa com as promessas do clube.
Ao explicar a integração entre base e profissional, Zubeldía comparou os casos de Wesley Natã e Riquelme.
– Todo nosso estafe tem comunicação com treinadores e os coordenadores do sub-17 e sub-20. Não invadimos lá, nem eles aqui, mas mantemos contato. Trouxemos jogadores para colaborar. E aí vou observando as promessas que tem o Fluminense. Por isso, temos que ter comunicação permanente com o time de baixo. Por exemplo o Wesley. Ele está aqui e baixa para jogar todo final de semana. Coisa que não fizeram com Riquelme. Chegou ao time principal e ficou, perdendo a competição. Isso acontece por falta de comunicação com o time de baixo.
Zubeldía também afirmou que a maior dificuldade é administrar a chegada de atletas de 17 e 18 anos ao profissional e defendeu que o processo aconteça sem pressa.
– O ponto mais difícil é quando chegam com 17 ou 18 anos. E aí precisa controlar a promoção do jogador. Há o exemplo do Riquelme, que hoje está muito bem. Hoje agora. Porque esses garotos têm um rendimento que oscila. É normal nessa idade. Quando chega no primeiro time do Fluminense hoje, há jogadores com mais experiência que dão segurança. Frear um pouco a promoção desses jogadores é o lógico pelas obrigações que o clube tem. Em algum momento, tem o espaço que se quer dar [aos jovens] e controlar isso é o mais difícil.
Na visão do treinador, manter a comunicação entre a base e o profissional é fundamental para que as promessas continuem evoluindo e recebam oportunidades no momento considerado ideal.
Bruno Nunes Loreto é jornalista formado em 2018 pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Trabalha como redator desde 2016, passando por sites como Torcedores, 90min, Bolavip e Antenados no Futebol. Exerce a função de repórter no NETFLU.
Leia mais