Enquanto o Fluminense foi achincalhado pela imprensa, opinião pública e até zombado por dirigentes de clubes ditos co-irmãos em 2013, o Internacional tem tratamento diferente. Em uma carta aberta dirigida ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), advogados de alguns clubes do futebol brasileiro saíram em defesa ao Colorado. Curiosamente, o Fluminense é um dos que assina o documento pedindo respeito à agremiação gaúcha. CEO do Tricolor, a advogada Roberta Fernandes representa o clube, bem como Bernardo Leal e Bruno Sterenberg.

Assinam a carta aberta 30 profissionais de 14 clubes: Palmeiras, São Paulo, Botafogo, Fluminense, Santos, Vasco, Cruzeiro, Coritiba, Avaí, Atlético Paranaense, Figueirense, Sport, Ponte Preta e Bahia, além da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), assinaram o comunicado.

 
 
 

“Não é correto que esse  Tribunal exponha na imprensa, com contornos cruéis, um clube de história e grandeza inestimáveis, assim como seus profissionais, com sólidas e ricas carreiras, além de todos os demais profissionais envolvidos no caso. Mais do que isso, é inaceitável que se viole as prerrogativas dos advogados atuantes do caso, na tentativa de compeli-los a prestar testemunho contra seus clientes, denunciando-os inoportunamente por não o fazer”, escreve.

Dentre outros grandes clubes do futebol brasileiro, não constam assinaturas de advogados do rival Grêmio, Corinthians, que se envolveu em diversas discussões com o Inter nos últimos anos, Flamengo e Atlético-MG.

O STJD pede a punição do Internacional, que pode até ser excluído do Campeonato Brasileiro, por ter, supostamente falsificado documentos no caso Victor Ramos, jogador do Vitória. A Comissão que investigou o clube entendeu que dirigentes e advogados usaram e-mails adulterados para tentar provar que o zagueiro teria sido escalado irregular no Brasileirão de 2016.

Confira a carta aberta divulgada e endereçada ao STJD:

Prezados Senhores,

Na qualidade de advogados militantes em Direito Desportivo, defensores dos principais clubes do país, gostaríamos de manifestar a nossa surpresa em relação à forma como tem sido conduzido, nesse E. Tribunal, o inquérito envolvendo o Sport Club Internacional.

Não é correto que esse E. Tribunal exponha na imprensa, com contornos cruéis, um clube de história e grandeza inestimáveis, assim como seus profissionais, com sólidas e ricas carreiras, além de todos os demais profissionais envolvidos no caso. Mais do que isso, é inaceitável que se viole as prerrogativas dos advogados atuantes do caso, na tentativa de compeli-los a prestar testemunho contra seus clientes, denunciando-os inoportunamente por não o fazer.

Em um Estado Democrático de Direito, se houver uma infração ou ilegalidade, que se processe, atendendo-se ao princípio do devido processo legal, julgue e, se for o caso, que se condene, mas nunca se viole os Direitos dos Réus, e sobretudo evite-se danos que extrapolem os limites dos autos.

Renovando nossa estima e consideração por esse E. Tribunal, solicitamos atenção especial ao assunto em referência, tendo a certeza de que esse E. Tribunal e a D. Procuradoria saberão recompor o respeito necessário às garantias violadas.

Alexandre Miranda – Sociedade Esportiva Palmeiras
Alexandre Passaro – São Paulo Futebol Clube
André Alves – Botafogo de Futebol e Regatas
André Sica – Sociedade Esportiva Palmeiras
Anibal Rouxinol – Botafogo de Futebol e Regatas
Bernardo Leal – Fluminense Football Club
Bruno Sterenberg – Fluminense Football Club
Cristiano Caús – Santos Futebol Clube
Daniel Reis – Club de Regatas Vasco da Gama
Edison Travassos – Cruzeiro Esporte Clube
Ester Freitas – ANAF
Fabiano de Oliveira – Cruzeiro Esporte Clube
Gustavo Delbin – São Paulo Futebol Clube
João Felipe Artioli – Associação Atlética Ponte Preta
Leonardo Holanda – Sociedade Esportiva Palmeiras
Lucas Predrozo – Coritiba Foot Ball Club
Mayti Justo – Santos Futebol Clube
Osvaldo Sestário Filho – Avaí Futebol Clube
Paulo Maximo – Club de Regatas Vasco da Gama
Paulo Reis – Club de Regatas Vasco da Gama
Regina Bortoli – Clube Atlético Paranaense
Renato Brito Neto – Figueirense Futebol Clube
Renato Renatino – São Paulo Futebol Clube
Rafael Pestana – Botafogo de Futebol e Regatas
Roberta Fernandes – Fluminense Football Club
Roberto Armelin – São Paulo Futebol Clube
Rodrigo Barros – Sport Club do Recife
Rodrigo Gama – Clube Atlético Paranaense
Theotonio Chermont de Britto – Cruzeiro Esporte Clube
Vitor Ferraz – Esporte Clube Bahia