Sem medo do passado e da altitude

Fala, galera!

 
 
 

Direto ao ponto, tenho visto alguns tricolores #chateados com o placar do jogo da última quinta, contra a LDU. Vencemos a primeira partida das oitavas de final no Maracanã por 1 a 0 e pôde-se ouvir vaias, misturadas aos aplausos, após o apito final. Entendo a razão das vaias e preocupações de parte da torcida. Em 2008, 4 a 2 para os equatorianos na casa deles. Em 2009, também na altitude de Quito, 5 a 1. Realmente, o histórico assusta, mas não devemos deixar que o passado e nem mesmo a altitude prejudiquem a classificação do Fluminense.

Eu estou muito confiante. Os dois times não são mais os mesmos da década passada e vejo o nosso mais competitivo do que a LDU atual. Aqui no Maraca, Júlio Cesar fez a primeira defesa dele apenas aos 26 minutos do segundo tempo. É inegável que a estratégia de times que jogam na altitude é de perder de pouco ao nível do mar para, lá em cima, se recuperarem. Porém, mesmo assim, assustam o adversário em alguns momentos. Essa LDU é fraca! Nós vamos nos classificar. Se não passarmos, serei criticado pelo excesso de confiança. Mas é melhor sobrar do que faltar.

Dourado ceifou no Equador

Em julho fomos à mesma Quito para encarar a Universidad Católica e de lá saímos com a vitória. Depois da goleada dentro de casa, fomos capazes de vencê-los por 2 a 1 na altitude com gols de Dourado e Marlon Freitas. Nosso elenco é jovem e se há críticas pelo excesso de garotos, nesse momento pode ser essencial tê-los demasiadamente em campo. Acredito que a 2.850 metros de altitude os jovens pulmões serão mais necessários do que a larga experiência de atletas mais rodados que contávamos anos atrás.

O psicológico do elenco e dos torcedores também será importante para manter a corrente forte à classificação. Esquecer dos fantasmas de 2008 e 2009 durante os próximos noventa minutos vai contribuir para que o Fluminense faça um bom jogo e carimbe a vaga. As alturas, contra a Católica já demonstramos que somos capazes de superar. E que venha o Urubu!

Em 2009, na campanha que nos levou à decisão contra a LDU, tivemos o Flamengo pela frente, ainda na primeira fase. Esse duelo pode se repetir na próxima etapa caso o rubro-negro supere a Chapecoense na semana que vem. E que vençam a Chape. Se é decisivo, ganhar Fla x Flu é mais do que normal para nós tricolores. A possibilidade de ser campeão com LDU, altitude e Flamengo pela frente deixará o título ainda mais saboroso.

Tá com saudade ou não se lembra de como foi? A primeira partida contra o Fla foi um empate sem gols e, na segunda, com mando de campo para o rival no antigo Maracanã, empatamos em 1 a 1, ficando com a vaga. Assista aí os gols da partida e saudações!