(Foto: Nathan de Lima - FFC)

A “geração dos sonhos” do Fluminense pode conquistar o título brasileiro sub-17 nesta segunda-feira. Depois de vencer a ida por 2 a 1, joga por um empate contra o Athletico, às 15h, na Arena da Baixada, para ficar com a taça. Do meio para a frente, um quinteto formado por Metinho, Arthur, Kayky, João Neto e Matheus Martins são os grandes destaques tricolores.

O site ge listou as principais características e falou sobre a história de cada um deles. Confira:

Metinho

Abemly Meto Silu é um congolês de 17 anos, que atua como meio-campista. A família de Metinho veio para o Rio de Janeiro quando o jogador tinha apenas um ano de idade. No Rio ele ganhou o apelido que usa hoje. O jogador atuava pelo Madureira, quando foi descoberto pelo setor de captação do Fluminense, aos 11 anos.

Metinho tem 148 jogos pelas categorias de base do Fluminense e marcou 16 gols. O jogador é o atual capitão da equipe e recentemente foi chamado pelo técnico Tite para compor treinos da seleção brasileira. Na oportunidade, o jovem pôde treinar com Richarlison, outra revelação de Xerém. Além da qualidade com a bola no pé, Metinho chama atenção pelo biótipo longilíneo, que o levou a ser comparado com o meio-campista francês Paul Pogba.

Kayky

Kayky da Silva Chagas é um meia-atacante de 17 anos que atua no Fluminense desde os nove anos, depois de se destacar atuando pelo Madureira, numa partida de futsal contra o clube tricolor. O jogador dedica seus gols ao seu Demir, seu pai, quem considera como o maior incentivador de sua carreira. Na atual temporada, já foram 15 homenagens ao progenitor. Onze delas no Brasileirão, competição da qual Kayky é o artilheiro isolado.

Autor do primeiro gol no jogo de ida da final do Campeonato Brasileiro Sub-17, Kayky é frequentemente convocado pelas seleções de base. O jovem se destaca pelos dribles curtos e pela boa finalização. Em 153 jogos pela base do Fluminense, ele já balançou as redes em 72 oportunidades.

Matheus Martins

O jovem meia-atacante é o camisa 10 da equipe e acumula convocações para seleções de base. Matheus Martins é natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e chegou ao Fluminense em 2012, aos nove anos de idade. Na atual temporada, o jogador disputou cinco partidas pela equipe sub-20 e, inclusive, marcou um gol.

Além da facilidade para balançar as redes, Matheus se destaca pela versatilidade. O jogador costuma atuar pelos lados do campo, mas sabe fazer as funções de meia e de centroavante, quando necessário. Nas categorias de base do Fluminense ele já disputou 167 jogos e marcou 129 gols, média de 0,77 gol por jogo.

João Neto

João Batista da Cruz Santos Neto é um um atacante de 17 anos, nascido em Livramento de Nossa Senhora, na Bahia. Centroavante de origem, o jogador também atua pelos lados do campo. Na primeira partida da final do Brasileirão ele atuou desta forma. João também tem passagem pela seleção brasileira sub-17.

Na atual temporada, João Neto entrou em campo pelo time sub-20 do Fluminense, na derrota contra o Corinthians, no Brasileiro da categoria. O atacante já balançou as redes pela base do clube 57 vezes, em 155 partidas disputadas.

Arthur

Arthur Wenderrosky Sanches é o caçula da equipe e talvez a maior promessa da base tricolor desde o lateral Marcelo, hoje no Real Madrid. Aos 15 anos, o jogador pula etapas, é titular da equipe sub-17, e na próxima temporada, após completar 16 anos, fará parte do elenco profissional do Fluminense. Nascido e criado em Nova Friburgo, o jogador chegou ao clube tricolor aos nove anos.

Em dezembro de 2019, Arthur foi camisa 10 e destaque da seleção brasileira sub-15, campeã sul-americana da categoria sobre a Argentina. Na atual temporada, já foi convocado pela seleção sub-17. No Fluminense, ele já disputou 137 jogos e marcou 97 gols.