(Foto: Lucas Merçon - FFC)

Confirmada para o Maracanã no próximo dia 30 de janeiro, a final da Libertadores de 2020 poderia ter sofrido uma mudança de local. Segundo o Uol Esportes, a Conmebol estudou mais de uma vez tirar a decisão do estádio, trocando o palco do evento para Assunção, no Paraguai. O motivo? O alto custo para utilizar as instalações do Maraca.

Na visão dos cartolas da entidade que comanda o futebol sul-americano, preparar o estádio com capacidade para quase 80 mil pessoas e com custos muito elevados, sem a presença do torcedor, perderia o sentido. No entanto, a mudança de logística acabou sendo descartada pelos organizadores, e até mesmo pela CBF.

 
 
 

Outro ponto que pesou foi o possível desgaste por ter uma terceira mudança de local de uma final em três anos. Em 2018, a partida entre Boca e River foi alterada para Madrid após a violência dos torcedores em Buenos Aires. Já em 2019, a final mudou de Santiago para Lima por conta de protestos no Chile.

Vale ressaltar que também por conta do alto custo, além da ausência de torcida, o Fluminense fechou o ano de 2020 como líder em prejuízos no Campeonato Brasileiro, com um déficit de mais de R$ 5 milhões. O Flamengo, clube com o qual o Tricolor divide a gestão do estádio, foi o segundo clube neste ranking.