(Foto: Divulgação Conmebol)

Com participação garantida na Taça Libertadores de 2021, o Fluminense espera pela final da Copa do Brasil, no próximo domingo, para saber se disputará a segunda fase (chamada Pré-Libertadores) ou se irá diretamente para a fase de grupos do torneio continental. O Tricolor dependerá do título do Palmeiras para alcançar o feito.

Mas a primeira fase da Libertadores já tem bola rolando e quase todos os clubes classificados à segunda fase já foram definidos. A Universidad de Quito, por exemplo, bateu por 3 a 0 o Liverpool, do Uruguai, e avançou. Quem passou também foi o Caracas, da Venezuela, que venceu o Universidad César Vallejo, do Peru, por 2 a 0.

 
 
 

Resta apenas a definição do confronto entre Guaraní, do Paraguai, e Royal Parí, da Bolívia. Os paraguaios, porém, têm uma larga vantagem e dificilmente perderão a vaga. Golearam por 4 a 1 na ida, fora de casa. Com isso, os duelos da segunda fase estão praticamente definidos e são os seguintes:

Universidad de Quito (EQU) x Libertad (PAR)
Royal Parí (BOL) ou Guaraní (PAR) x Atlético Nacional (COL)

Brasil 7 (pode ser o Flu, se o Grêmio levar a Copa do Brasil) x Ayacucho (PER)
Unión Española (CHI) x Independiente del Valle (EQU)

Montevideo Wanderes (URU) x Bolívar (BOL)
Caracas (VEN) x Junior Barranquilla (COL)

Universidad do Chile x San Lorenzo (ARG)
Santos x Deportivo Lara (VEN)

Na terceira e última fase antes da fase de grupos, o vencedor do duelo de cima enfrenta aquele que sobreviver do duelo de baixo. Logo, o Flu, se lá estiver e se eliminar o Ayacucho (PER), pode ter pela frente Unión Española (CHI) ou Independiente del Valle (EQU).