Daniel Cerqueira aproximou Cuca e Marcão e diz que os dois são amigos hoje em dia (Foto: Arquivo pessoal)

Adversários nas quartas de finais da Copa do Brasil, Marcão, do Fluminense, e Cuca, do Atlético-MG, nunca trabalharam juntos, mas estiveram no mesmo curso de dez dias da Licença PRO da CBF em dezembro de 2019. Eles não se conheciam pessoalmente e coube a um ex-auxiliar de ambos fazer as honras na “carteira” que dividiram durante as aulas. Foi Daniel Cerqueira.

Atualmente no Guarani, ele era auxiliar permanente de Cuca o Palmeiras campeão brasileiro de 2016 e no São Paulo de 2019, e também auxiliou Marcão desde a primeira vez do ex-volante à beira de campo no Fluminense, também em 2016. Daniel contou como aproximou os dois treinadores.

 
 
 

– Quando o Cuca saiu do São Paulo, numa quinta-feira, o Marcão no sábado ou domingo me ligou perguntando se tinha interesse de ir com ele para o Fluminense, porque o Oswaldo (de Oliveira) tinha saído. Liguei para o Cuca para pedir autorização, e ele até brincou: “Pode, mas fala para ele que estou te emprestando” (risos). No fim daquele ano fizemos o curso da CBF, e eles ficaram bem próximos. Sentávamos nós três, mas como não podiam ficar três na mesma mesa deixei o Cuca com o Marcão e sentei com outra pessoa. Ficamos no mesmo hotel, pegávamos o mesmo transporte, almoçávamos e jantávamos juntos… E eles estavam sempre conversando, criaram uma amizade de futebol – recorda antes de comparar os estilos:

– O Cuca é o maior estrategista que eu conheço, e o Marcão está indo pelo mesmo caminho. Vejo os dois fissurados em futebol, respiram isso 24 horas por dia, a dedicação é 100%.

Amigo de ambos, Cerqueira aposta num duelo equilibrado nas quartas da Copa do Brasil.

– A gratidão que tenho pelo Cuca é pelo resto da vida, e o carinho que tenho pelo Marcão também, que é meu irmão, a gente se fala quase todo dia. Vai ser um jogo de xadrez. Com certeza a classificação não vai ser decidida nesse primeiro jogo – projeta.