Direitos do Carioca em TV aberta seguem com a Record (Foto: Divulgação)

Após ter a primeira proposta para transmitir o Campeonato Carioca de 2022 em pay-per-view recusada, a Rede Globo deverá ter novas rodadas de conversa com clubes e Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). A oferta inicial foi objeto de discussão no arbitral da última segunda-feira.

Pelo lado jurídico, a principal pendência para o acerto é o processo vencido pela Ferj em primeira instância que responde sobre a quebra de contrato entre a emissora e a entidade, durante a pandemia, que tinha validade até 2024. A Globo foi condenada, cabendo recurso, a pagar R$ 156 milhões à Ferj, mas ofereceu “apenas” R$ 7 milhões para tentar encerrar o processo. Nos bastidores, comenta-se que as partes deverão chegar a um meio-termo e se acertar. Se houver qualquer acerto com a emissora, isso não influencia na transmissão do Estadual em TV aberta, cujos direitos estão com a Record.

 
 
 

Na mesa de negociação, existe uma predisposição para que a posição da Globo seja considerada relevante, já que se trata de uma empresa com grande poder de captação de assinaturas em seu ppv. E é isso que pode atrair os clubes, incluindo os menores, que sempre visam a maior captação de recursos possíveis para seus cofres.

Segundo o Lance, a proposta da Globo visava exclusividade e não tinha um valor fixado, mas sim variado, no qual os clubes poderiam ganhar a mais, dependendo da adesão. Essa primeira proposta foi recusada, o que deve gerar uma contraproposta.