Na noite desta quarta-feira, o Fluminense entrou em campo para fazer sua estreia pela Copa Sul-Americana de 2022, contra o Oriente Petrolero, da Bolívia, no Maracanã. Com extrema facilidade, o Tricolor aproveitou a fragilidade adversária e goleou sem muito esforço, estreando com os três pontos no torneio continental e fazendo saldo de gols. Cris Silva, Jhon Arias e Zazpe (contra) marcaram no 3 a 0 do Time de Guerreiros.

O JOGO

 
 
 

Logo de início, a postura do time visitante surpreendeu. Para quem imaginava que os bolivianos viriam somente para se defender, o Oriente Petrolero começou a partida a fim de jogo e tentando atacar o Fluminense. Aos poucos, porém, o Tricolor assumiu o controle das ações e a posse da bola, mas era lento demais nas transições ofensivas. Faltava intensidade, apesar do domínio amplo do Time de Guerreiros.

Tecnicamente, o Flu era bem superior, mas tímido na criação. Diante de um adversário fechado, o chute de longe virou arma, e foi a partir dele que o Tricolor inaugurou o marcador aos 30′. Yago arriscou, o goleiro boliviano deu rebote e o lateral-esquerdo Cris Silva tocou para o gol vazio para fazer seu primeiro gol clube: 1 a 0. Atrás no placar, o Oriente foi obrigado a sair mais e deu mais espaços aos comandados de Abel Braga.

Em um desses espaços, saiu o segundo. Em boa trama de Ganso com Samuel Xavier, o lateral enfiou para Jhon Arias, que bateu cruzado e ampliou para 2 a 0 no fim da primeira etapa. Com a vitória encaminhada, o Fluminense voltou para o segundo tempo mais tranquilo e tocando a bola. A impressão era que o terceiro gol sairia naturalmente. Em batida colocada, Ganso quase deixou o seu, mas o goleiro adversário tirou com a ponta dos dedos.

Na melhor chance do Oriente na partida, em cochilo defensivo da zaga tricolor, Fábio fez grande defesa cara a cara e impediu o gol dos bolivianos. O lance fez com que o Flu acordasse e buscasse logo “matar o jogo”. Yago acertou a trave e Cano chegou perto de ampliar em batida de canhota, mas quem fez o gol foi a zaga adversária, contra o patrimônio. Willian Bigode levantou e Zazpe encobriu o goleiro em toque de cabeça: 3 a 0.

Com o resultado, o Tricolor administrou e estreou bem, com os três pontos e na liderança da chave. Na próxima rodada, o Fluminense visita o Junior Barranquilla (COL), na Colômbia, em busca da sua segunda vitória.

O Time de Guerreiros entrou em campo com: FÁBIO, DAVID DUARTEMANOEL (LUCCAS CLARO 00’/2ºT) E DAVID BRAZSAMUEL XAVIER, ANDRÉ (WELLINGTON 30’/2ºT), YAGOPAULO HENRIQUE GANSO (LUIZ HENRIQUE 25’/2ºT) E CRIS SILVAJHON ARIAS (WILLIAN BIGODE 25’/2ºT) E GERMÁN CANO (FRED 30’/2ºT).