Uma das principais revelações do Fluminense nos últimos anos, Wendel teve uma ascensão rápida da base até brilhar nos profissionais em 2017. Em pouco tempo, o volante subiu para o time principal e se tornou titular com Abel Braga, sendo um dos pilares da equipe que teve grande desempenho no primeiro semestre da temporada. Em entrevista no programa “Bola da Vez”, do canal ESPN, Abelão, no entanto, contou que o jovem tinha dificuldade com os compromissos.

– No primeiro jogo dele, entrou no lugar do Luiz Fernando, e viramos o jogo para 3 a 2 com o moleque fazendo chover. E não saiu mais do time. E aí começou aquilo de rede social. Chamei a atenção, falei que estava seguindo o caminho errado e que era muito difícil chegar onde ele chegou – disse Abel, que completou citando alguns ‘vacilos’ da revelação tricolor.

 
 
 

– Tinha uma norma nossa que tinha que chegar meia hora antes do combinado, porque tem que fazer alongamento, massagem e colocar atadura, antes de fazer o aquecimento e ir para o campo. Ele chegou uma vez faltando dez minutos. Na segunda vez, chegou em cima da hora correndo com chuteira na mão, porque não deu tempo de colocar no vestiário. Na terceira, reuni e falei que não tinha a mínima chance (de jogar). Tirei do time e do banco. No outro jogo, levei no banco. Depois, conversamos e ele disse que já tinha aprendido. E aí no outro jogo coloquei para jogar porque ele joga muito. A verdade é essa, ele joga muito – contou Abelão, que rasgou elogios ao volante.

A ascensão de Wendel nos profissionais chamou a atenção de times da Europa. O volante, por muito pouco, não foi comprado pelo Paris Saint-Germain (FRA), que na época acertou as contratações dos astros Neymar e Mbappé. O jogador acabou negociado com o Sporting (POR) por 8 milhões de euros e assinou contrato com o clube português até 2023.

Além dos casos de indisciplina com Abel Braga no Fluminense, Wendel já teve problemas no Sporting (POR) e, como punição, chegou a ser ‘rebaixado’ para o Time B. O jogador, recentemente, foi reintegrado a equipe principal dos lisboetas, que já se ‘irritaram’ com a conduta do jogador, que estaria ‘forçando’ para ser negociado. No entanto, após retornar ao elenco principal, o cria de Xerém já balançou as redes.