Olimpia passou pelo Atlético Nacional e será o adversário do Fluminense na terceira fase (Foto: Twitter oficial do Olimpia)

O Olimpia superou o Atlético Nacional (COL) na segunda fase da Libertadores (venceu em casa por 3 a 1 e empatou fora por 1 a 1) e será o adversário do Fluminense na terceira. O clube paraguaio, porém, vive um momento conturbado e não pôde contratar jogadores na temporada atual por conta de punição da Fifa. Ainda perdeu um ídolo recentemente para o rival Libertad.

Enquanto o Tricolor investiu na chegada de oito reforços, o Olimpia está impedido de inscrever nove jogadores. Foi suspenso pela Fifa por causa de dívida de 2020 pela contratação do atacante Derlis Gonzáles, ex-Santos, junto ao Dynamo de Kiev, da Ucrânia. Durante a pandemia, os paraguaios não conseguiram honrar o parcelamento de U$ 400 mil dólares (R$ 2 milhões na cotação atual) e tentaram renegociar os valores. Mas os ucranianos não aceitaram e acionaram o Tribunal Arbitral Desportivo (TAS) cobrando o valor total de U$ 5 milhões de dólares (R$ 25,2 milhões). Se não quitar a quantia até 2023, o time também perderá pontos nos campeonatos.

 
 
 

Por conta do embargo, o clube tratou de aproveitar jogadores formados em sua base. É o caso dos volantes Hugo Quintana, que passou uma temporada no sub-20 do Palmeiras, e Marcos Gómez. O meia Fernando Cardozo, autor de três gols da equipe, e o atacante ex-Náutico Guillermo Paiva, artilheiro do time com cinco gols, também são crias da base e vêm correspondendo em campo.

Ídolo do Paraguai e revelado pelo Olimpia, o centroavante Roque Santa Cruz retornou ao país em 2016, após fazer a maior parte de sua carreira na Europa, e disputou as últimas seis temporadas em seu clube de origem, onde disputou ao todo 238 jogos e marcou 92 gols.

Porém, em 2022, o veterano jogador de 40 anos decidiu ir para um rival, o Libertad, que já está na fase de grupos da competição internacional. Ele já disputou quatro partidas na equipe, inclusive uma contra o próprio ex-time. Apesar de não contar mais com um 9 nato, a equipe conseguiu preencher a vaga de goleador com Guillermo Paiva.

As partidas entre Fluminense e Olimpia serão no meio das duas próximas semanas. O Tricolor, por estar atrás no ranking da Conmebol, fará a ida no Rio de Janeiro, no Engenhão. A volta será no Defensores del Chaco.