Fred fez curso da CBF (Foto: Instagram do Fred)

Recentemente aposentado dos campos, Fred segue se especializando para assumir um papel fora das quatro linhas. Por mais que ainda não crave uma volta imediata ao Fluminense, o ex-centroavante valoriza o aprendizado em diferentes áreas que vem adquirindo.

Ídolo tricolor, o ex-atacante finalizou o curso para Licença B da CBF Academy, que o possibilita trabalhar com as categorias de base (para ser treinador de times principais precisa fazer a Licença A) e também o de “executivo de futebol” ministrado por Fernando Carvalho, ex-presidente do Internacional.

 
 
 

— De certo modo, ainda que sejam áreas muito diferentes, a gestão e a parte técnica são complementares e isso é ótimo. Um atleta vive ali, sempre próximo desses profissionais, mas muitas vezes não sabe como transformar a vivência em prática quando assume um cargo depois que se aposenta. Essa certificação “Executivo de Futebol”, do Fernando Carvalho, assim como a Licença B, da CBF Academy, trouxe para mim principalmente metodologia para aplicar tudo o que aprendi nesses 30 anos como jogador, afinal saí de casa para jogar bola com 9 anos de idade. Acredito que o único caminho para mudar de vez o futebol brasileiro é o que consegue usar teoria e prática, e eu estou cada vez mais à vontade nessa transição de carreira – disse.