Copa Rio de 1952 deixou legados para o futebol (Foto: Divulgação)

Por mais que a Fifa não reconheça nenhum clube como campeão mundial antes de 2000, quando passou a chancelar e organizar o torneio, em comunicado recente, a entidade destacou a importância de competições anteriores, como a Copa Rio, vencida pelo Fluminense em 1952. Com isso, via publicação no site oficial, o clube lembrou a história feita com tal título.

Na publicação, é lembrada a dificuldade da época de se juntar os clubes para uma competição, assim como são destacados os legados da Copa Rio, precursora do Mundial.

 
 
 

Veja a íntegra do texto divulgado no site oficial do Fluminense:

“O mundo do futebol não foi mais o mesmo após a excitante aventura das duas edições da Copa Rio. A excelente experiência realizada em um país tropical, distante dos conflitos políticos que a Europa e boa parte do mundo viviam no início da década de 1950, inspirou o surgimento de novos torneios entre clubes. Assim, abriram novas possibilidades para o mercado do futebol.

Se hoje ter um naming rights é fundamental para que qualquer competição seja realizada, a Copa Rio, assim chamada por ter a Prefeitura do Rio de Janeiro como principal apoiadora econômica, foi a grande precursora desse tipo de relação. A competição foi profícua para a organização do futebol. Na época da realização do torneio, a Fifa contava com pouco mais do que 80 países em seus quadros. Se já era complexo arregimentar seleções para a disputa da Copa do Mundo, imagine a dificuldade para adaptar o calendário do futebol mundial e implementar uma competição extra reunindo os principais clubes do planeta?

A necessidade de diálogo fez surgir em 1954, dois anos após a última edição da Copa Rio, a UEFA (Union of European Football Association), entidade que congrega todos os clubes da Europa e que tem ligação com a Fifa. No mesmo ano ainda seria fundada a Confederação de Futebol da Ásia. Em 1957, a da África; em 1961, a da América do Norte, América Central e Caribe; e finalmente, em 1966, a Confederação da Oceania. A única que já existia, desde 1916, era a Confederação Sul-Americana de Futebol, a Conmebol.

Na prática houve pelo menos dois inestimáveis legados da Copa Rio. O primeiro ocorreu já em 1955, com o surgimento da Copa dos Clubes Campeões da Europa, hoje conhecida como Champions League, que foi disputada inicialmente nos mesmos moldes das competições de 1951 e de 1952. O outro surgiu quase 50 anos depois, em 2000, quando foi criado o Campeonato Mundial de Clubes, realizado no Rio de Janeiro e em São Paulo, exatamente as mesmas sedes das duas edições da Copa Rio.

Atualmente, a Fifa conta com mais de 200 países afiliados, número maior que a ONU. Quase 65 anos depois, o Fluminense Football Club, como vencedor da Copa Rio disputada em 1952, fica honrado que a Fifa tenha citado a competição pela primeira vez em um comunicado oficial. O gesto é um reconhecimento da entidade máxima do futebol ao Fluminense e ao Palmeiras, dois clubes que foram seminais na conquista de um modelo de competição que hoje é imprescindível no calendário internacional do futebol.”