Emerson Augusto de Carvalho vive seu melhor ano na arbitragem nas últimas cinco temporadas, mas involuntariamente se transformou em um dos personagens centrais da trigésima rodada do Brasileirão-2016. Escalado para a partida Fluminense 1 x 2 Flamengo, o auxiliar apontou corretamente impedimento do zagueiro Henrique, do Fluminense, aos 39 minutos do segundo tempo, anulando a jogada que acabaria em gol irregular que empataria o placar do jogo.

Mas apesar de terem trabalhado juntos na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, e conhecer de perto a excelência do trabalho do companheiro, o árbitro Sandro Meira Ricci não seguiu a marcação do auxiliar e decidiu validar o gol irregular do Fluminense, dando início a uma imensa confusão, que culminou com a tardia anulação do gol, como Emerson Augusto de Carvalho havia apontado cerca de 13 minutos antes.

Com o assunto dominando o noticiário da sexta-feira que se seguiu ao jogo, o Espião Estatístico, do portal Globoesporte.com, cruzou os dados de desempenho de Emerson Augusto de Carvalho na marcação de impedimentos na Série A do Brasileirão desde 2012. Os resultados indicam que o auxiliar vive a sua melhor fase. Veja no quadro abaixo seu desempenho ano a ano na Série A do Brasileirão.

eficiencia_de_emerson_augusto_de_carvalho_iljvhu9tabela1_7