O porto seguro dos clubes brasileiros está nos bancos. Vendo no futebol uma oportunidade de estamparem e divulgarem suas marcas, as instituições financeiras estatais ou privadas são a tendência de patrocínio por todo o país, nos grandes clubes. De acordo com o portal ESPN, em 2017, é muito provável que todos os times da Série A do Campeonato Brasileiro estampem em seus uniformes as logomarcas de bancos ou operadoras de empréstimo. Corinthians e Flamengo terão a maior parcela. Juntos, podem embolsar R$55 milhões. O Tricolor deve ter um contrato similar ao de outros clubes como Cruzeiro e Botafogo, na faixa dos R$12,5. Ao todo, espera-se que os investimentos alcancem R$250 milhões.

Só a Caixa Econômica Federal, por exemplo, pode patrocinar 17 dos 20 times do Brasileirão neste ano, ou seja, 85% das equipes da elite. A Estatal, por exemplo, patrocinou o Flu por um período de três meses, pagando R$ 1 milhão ao clube das Laranjeiras, no último ano.