Boavista passa a ser lanterna do Cariocão (Foto: Facebook oficial do Boavista)

Em julgamento realizado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) na quarta-feira, o Boavista foi condenado a perder sete pontos no Cariocão Betfair 22. O clube sofreu tal pena por conta da escalação irregular do volante Ryan Guilherme e ainda recebeu uma multa de R$ 1 mil. A decisão cabe recurso no Pleno do TJD-RJ e no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).


Com a punição, o Boavista sai do nono lugar da Taça Guanabara com seis pontos e vai para a lanterna, com um negativo. Passa a ser candidatíssimo ao rebaixamento, pois o último colocado jogará a Segunda Divisão do Estadual.

 
 
 

A origem do processo foi notícia de infração movida por Madureira e Bangu junto à Procuradoria do TJD-RJ. Ryan foi expulso por agressão na última rodada da Taça GB do ano passado contra a Portuguesa. Posteriormente, foi julgado e suspenso por cinco partidas. Posteriormente, foi contratado para jogar no sub-20 do Fortaleza e, por lá, não teve de cumprir a suspensão por ela ser de âmbito nacional. Voltou ao Boavista em 2022, não foi relacionado na estreia contra o Botafogo, mas ficou no banco e entrou no segundo tempo contra Vasco e Flamengo.

No caso julgado pela Quinta Comissão Disciplinar do TJD-RJ, a defesa do Boavista argumentou que o jogador cumpriu a suspensão no Carioca sub-20, mas não adiantou e o clube foi punido por unanimidade.