(Foto: Lucas Merçon - FFC)

O ex-jogador do Fluminense, Caio Henrique, que hoje defende o Mônaco (FRA), participou de uma entrevista com o GE. O atleta, que se tornou lateral-esquerdo no decorrer de sua carreira, quando foi treinado por Fernando Diniz no Tricolor em 2019, comentou sobre a falta de bons jogadores dessa posição no Brasil e no mundo.

– Está em falta não só no Brasil, isso acontece em todas as Seleções. A função com o passar dos anos mudou bastante. A busca é por laterais mais equilibrados, que saibam atacar, defender, jogar pelo meio e se adaptem rápido ao que acontece no jogo, principalmente os europeus com muitas formas de jogar. Se o jogador não se adaptar, não vai jogar. Os scouters buscam isso, jogadores que saibam atuar em duas posições, que saibam diferentes esquemas táticos – disse ele, que completou:

 
 
 

– Eu quando me mudei para lateral vi, sim, uma oportunidade. Para atacar, por sempre ter sido meia, eu tinha a qualidade da visão de passe. Quando virei lateral, sabia que tinha que melhorar em outros aspectos, como correr para trás, defender, o que é diferente do meio do que na linha de quatro. Melhorei bastante, mas sei que tenho que evoluir muito. Já é nítida uma evolução, mas a posição mudou e é preciso jogar em múltiplas funções e ser adaptável – finalizou.