A base do Fluminense segue sendo tratada como referência por todo o mundo. Nesta semana, o site americano Bleacher Report, com sede em São Francisco e com escritórios em Nova York e Londres, fez uma reportagem sobre a Geração 97 do Brasil, com o título “Geracão ’97: A nova safra de estrelas jovens se prepara para reiniciar o Brasil” e além de destacar o atacante Pedro, escutou o diretor esportivo da base tricolor, Marcelo Teixeira.

Apresentado como o reponsável pelo sucesso da “famosa academia de formação do Fluminense” e “ex-olheiro do Manchester United na América do Sul”, Marcelo Teixeira lembrou que os valores envolvendo a geração 97 foi uma das maiores da história do país.

 
 
 

– Não tenho dúvidas de que a geração 97 é uma das mais promissoras que temos no Brasil. Você pode chegar a essa conclusão com base no número de jogadores vendidos a clubes estrangeiros em grande quantidade. Isso nunca aconteceu com as gerações anteriores. É seguro dizer que eles são responsáveis ​​pelos melhores negócios que já vimos, mesmo com pouca idade, mas duvido que eles atinjam o nível da geração de 92. Parece que não há um Neymar nesta classe. Talvez possamos encontrar um novo Phillipe Coutinho e um novo Casemiro entre eles. Um extra-terrestre como o Neymar, no entanto, acho pouco provável – disse Marcelo Teixeira.

Os principais destaques da Geração 97 do Fluminense são Pedro, Gerson, Wendel, Douglas, Ayrton Lucas e Paulinho. A reportagem também cita o atacante Richarlison, que apesar de não ter sido formado no Fluminense, teve boas atuações com a camisa tricolor.