Fluminense tinha time sub-23 (Foto: Lucas Merçon - FFC)

A CBF afirmou, segundo o jornal O Globo, que não deu aval à Liga Brasil de Aspirantes (LBA), empresa criada para organizar um campeonato sub-23, para a competição ser realizada. A entidade máxima do futebol brasileiro afirma ser de sua competência “promover o fomento ao futebol em diferentes categorias, organizar e realizar competições”. No fim do ano passado, a confederação excluiu o Brasileiro da categoria do calendário por conta do desinteresse dos clubes. O Fluminense, inclusive, encerrou o projeto por conta da ausência de torneios.

De acordo com a CBF, em reunião do Conselho Técnico da Série A, o presidente Ednaldo Rodrigues informou aos clubes que remodelaria o formato do campeonato sub-23. Sua ideia é que a disputa tenha um modelo semelhante ao da Copa do Brasil, englobando times de outras regiões do país e não só da elite.

 
 
 

Também segundo a CBF, só três dos 16 primeiros clubes do ranking nacional manifestaram interesse em participar de uma competição sub-23, mesmo com os custos, algo em torno de R$ 20 milhões, sendo bancados pela entidade. O desinteresse é constante.

No dia 24 de abril, dirigentes dos clubes se reunião em São Paulo para a primeira reunião do Conselho Técnico da LBA. Até o momento, há 17 clubes interessados em participar do campeonato.