Clubes gaúchos fazem pressão junto à CBF para paralisação e isonomia nas competições (Foto: Lucas Figueiredo - CBF)

Após uma conversa geral na segunda-feira, a CBF monitora os detalhes dos eventos climáticos no Rio Grande do Sul junto à Federação Gaúcha de Futebol. Desta maneira, a entidade nacional prepara um posicionamento sobre a paralisação dos campeonatos nesta terça-feira, informa a coluna do Diogo Dantas no jornal O Globo.

De acordo com a coluna, a CBF tem sido alvo de pressão por parte dos clubes gaúchos, mas quer se certificar das condições não só das equipes da Série A, mas de todas, para só assim definir qual será a decisão.

 
 
 

Existe uma informação preliminar de que as fortes chuvas serão intensificadas nos próximos dias. Assim, a tendência é que a rodada do Brasileiro no fim de semana seja adiada até segunda ordem.

Por ora, a CBF já confirmou a suspsnsão dos jogos de Grêmio, Internacional e Juventude no Brasileiro e Copa Betano do Brasil. A Conmebol também adiou as partidas de Libertadores (para o Tricolor gaúcho) e Sul-Americano (caso do Colorado).

Essa demora da CBF em se posicionar sobre a ampliação de adiamento para todos os clubes e gerar uma isonomia mínima em relação aos gaúchos tem sido alvo de protestos, sobretudo de Grêmio e Inter. Ambos alegam não ter datas suficientes e precisarão acumular partidas dentro de um curto espaço de tempo, o que tirará o equilíbrio das competições, seja Brasileiro ou Copa do Brasil.