Na noite desta terça-feira, o Fluminense fez sua estreia na Copa do Brasil de 2022. Recebeu o Vila Nova-GO, no Maracanã, pela partida de ida da terceira fase do torneio nacional. Com uma virada heroica, o Tricolor venceu os goianos por 3 a 2 após estar perdendo por 2 a 0 e abriu vantagem rumo às oitavas da competição. Ganso, de pênalti, Germán Cano e Fred marcaram para o Flu. Rafael Donato e Pablo Dyego fizeram para os goianos.

O JOGO

 
 
 

A partida começou bastante morna. O Fluminense tinha o controle das ações e mais de 60% da posse de bola, mas não conseguia criar situações de perigo e abusava dos passes errados. O Vila Nova-GO, por sua vez, veio com a proposta de se fechar e sair nos contra-ataques, oferecendo muitas dificuldades ao Tricolor.

Mesmo tendo menos a bola, era o adversário quem criava as chances mais perigosas. Chegou perto de marcar duas vezes, em chutes de longa distância. Em um deles, Fábio fez grande defesa. Foi na bola parada, porém, que os goianos chegaram ao seu gol. Em cobrança de escanteio aos 37′, Rafael Donato de cabeça abriu o placar para o Vila: 1 a 0.

O Fluminense seguiu sem conseguir assustar e chegou até a tomar pressão do alvirrubro, que ficou mais perto do segundo do que o Flu do empate. Debaixo de uma chuva de vaias, o Tricolor deixou o gramado na primeira etapa muito hostilizado pela torcida e sabendo que precisava voltar diferente para reverter o resultado parcial.

E o que se viu no início do segundo tempo foi uma melhora. Logo com 1′, Cano teve oportunidade cara a cara, mas bateu cruzado para fora e desperdiçou a melhor chance do Flu no jogo. O lance fez falta, pois, minutos mais tarde, em contra-ataque mortal, a defesa cochilou e Pablo Dyego aumentou o drama no Maracanã: 2 a 0.

A partir daí, o estádio virou uma verdadeira panela de pressão. Pressão essa que aliviou um pouco após Willian Bigode ser derrubado dentro da área e o árbitro assinalar pênalti. Aos 21′, Ganso bateu e diminuiu o marcador, trazendo de volta a torcida para o lado da equipe para um abafa nos minutos finais.

O abafa surtiu efeito. Seis minutos depois, Marlon cruzou, Fred desviou de leve e Cano, na pequena área, empurrou para o gol para igualar: 2 a 2. Daria tempo de conseguir a virada heroica? O Fluminense não é chamado de Time de Guerreiros à toa, não é mesmo? Fred, em lindo passe de Nonato, deu números finais ao jogo e decretou a virada do Tricolor: 3 a 2.

Com o placar, o Fluminense joga por um empate fora de casa para avançar para as oitavas de final. Derrota por um gol de diferença, seja qual for o placar, leva a decisão para as penalidades.

O Time de Guerreiros foi a campo com: FábioSamuel XavierNinoDavid Braz e Pineida (Marlon 25’/2ºT); AndréYago (Nonato 25’/2ºT) e Jhon Arias (Ganso 01’/2ºT); Willian Bigode (Fred 25’/2ºT), Luiz Henrique (Caio Paulista 00’/2ºT) e Germán Cano.