Keno foi um dos reforços já contratados pelo Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

Já estão definidas pela Conmebol as datas finais para os clubes enviarem suas listas de jogadores inscritos para cada fase da Libertadores de 2023. Informa a coluna do Marcel Rizzo no site Uol que os brasileiros poderão ter eventuais reforços contratados na janela do meio do ano, entre 3 de julho e 2 de agosto, inscritos para as oitavas de final, algo que não aconteceu em 2022.

Neste ano, Flamengo, Palmeiras e Corinthians não conseguiram ter atletas contratados no meio do ano inscritos para jogar as oitavas da Libertadores por conta das datas.

 
 
 

Em 2023, será possível fazer a troca de cinco jogadores na lista de até 50 inscritos até 29 de julho. Assim, dá tempo de inscrever atletas contratados na janela do ano, que vai de 3 de julho a 2 de agosto. O Fluminense é um dos clubes do país que entrarão na fase de grupos. Os outros são Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Internacional e Athletico. Fortaleza e Atlético-MG jogam as primeiras etapas.

Veja as datas finais para inscrever ou trocar jogadores em cada fase da Libertadores-2023:
Primeira fase (pré-Libertadores, sem brasileiros):
4 de fevereiro
Segunda fase (pré-Libertadores, com Atlético-MG e Fortaleza e até 45 nomes): 18 de fevereiro
Fase de grupos (até 50 nomes): 1º de abril
Oitavas de final (troca de até cinco atletas): 29 de julho
Quartas de final (troca de até três atletas): 19 de agosto
Semifinais (troca de até três atletas): 23 de setembro

A final será disputada em partida única, no dia 11 de novembro. Nesta etapa da competição não se pode fazer trocas de jogadores.

O Fluminense entrará em 2023 com seis reforços. Já foram anunciados o goleiro Vitor Eudes, o zagueiro Vitor Mendes, o lateral-direito Guga, o lateral-esquerdo Jorge, o meia Lima e o atacante Keno.