Na tarde desta terça-feira, os clubes da Série A e B do Campeonato Brasileiro se uniram e entregaram uma carta à direção de Esporte da Globo. No texto, as quarenta instituições se comprometem a realizar um Brasileirão de pontos corridos com 38 rodadas, independente de quando retornarem as atividades após a pandemia do coronavírus.

A medida é uma estratégia dos clubes para garantir o recebimento do valor integral das cotas de transmissão. Com a paralisação, a emissora cogitou suspender os repasses referentes à principal competição nacional do país. De acordo com o site Uol Esportes, inclusive, os clubes desejam que a empresa que detém os direitos de TV antecipem os valores dos próximos meses.

 
 
 

Além disso, pelo menos no que depender dos clubes, não há qualquer chance do Brasileirão voltar a ser disputado em sistema de mata-mata, como foi cogitado. Caso isso acontecesse, o número de jogos seria menor e a receita das agremiações relacionadas às cotas de TV, consequentemente, também seriam mais baixas, algo que os clubes não querem.