(Foto: Divulgação - Conmebol)

Com os potes para o sorteio da fase de grupos da Libertadores de 2023 definidos, restando apenas as quatro vagas que virão da fase prévia, chamada de Pré-Libertadores e que completarão o pote 4, a torcida do Fluminense já pode ter uma noção dos cenários que esperam pelo Tricolor em sua chave na competição, que será definida por meio de sorteio no dia 22 de março do ano que vem.

Fazendo uma projeção otimista, o Time de Guerreiros pode ter pela frente um grupo com times que não são considerados favoritos e outros que não têm nenhuma tradição no torneio continental. Já em uma projeção pessimista, pode encarar pedreiras no grupo, com times de “camisa pesada” e até mesmo a temida altitude, sempre uma dor de cabeça para os times brasileiros,

 
 
 

Confira os potes e algumas projeções:

Pote 1
Flamengo
River Plate (ARG)
Palmeiras
Boca Juniors (ARG)
Nacional (URU)
Athletico-PR
Independiente Del Valle (EQU)
Olímpia (PAR)

Pote 2
Libertad (PAR)
Atlético Nacional (COL)
Internacional
Barcelona (EQU)
Racing (ARG)
Corinthians
Colo-Colo (CHI)
FLUMINENSE

Pote 3
Bolívar (BOL)
The Strongest (BOL)
Melgar (PER)
Alianza Lima (PER)
Argentinos Jrs (ARG)
Metropolitanos (VEN)
Aucas (EQU)
Monagas (VEN)

Pote 4
Liverpool (URU)
Dep. Pereira (COL)
Ñublense (CHI)
Patronato (ARG)
Pré-Libertadores
Pré-Libertadores
Pré-Libertadores
Pré-Libertadores

CENÁRIOS OTIMISTAS

O Fluminense já sabe que terá Boca Juniors (ARG), River Plate (ARG), Nacional (URU), Olimpia (PAR) ou Independiente del Valle (EQU) em sua chave, já que, por regulamento, não pode enfrentar os brasileiros do pote 1 (Flamengo, Palmeiras e Athletico-PR).

Sendo assim, em um cenário positivo, pode cair em um grupo com Nacional (URU), Metropolitanos (VEN) e Ñublense (CHI). Outra possibilidade seria uma chave com Olimpia (PAR), Alianza Lima (PER) e Liverpool (URU), que também pode ser considerada acessível para o Tricolor.

Uma terceira possibilidade de combinação que faria o Time de Guerreiros entrar como grande favorito à conquista de uma das duas vagas para as oitavas de final seria Independiente del Valle (EQU), Monagas (VEN) e Deportivo Pereira (COL).

CENÁRIOS PESSIMISTAS

Em um cenário mais pessimista, o Fluminense pode ter, logo de cara, uma chave contra dois campeões recentes da Libertadores e altitude. A possibilidade de um grupo, por exemplo, com River Plate (ARG), The Strongest (BOL) e Atlético-MG existe e pode acontecer.

Para isso, claro, o Galo precisa passar da fase prévia e entrar no pote 4. Neste caso, não tem restrição por ser um clube brasileiro. O mesmo vale para o Fortaleza, outro brasileiro que ainda precisa passar pelo mata-mata para chegar até a fase de grupos, onde o Flu já está.

Nos mesmos moldes, com campeão e altitude, uma chave com Boca Juniors (ARG), Bolívar (BOL) e Fortaleza também pode ocorrer, assim como um grupo com Independiente del Valle (EQU), atual campeão da Sul-Americana, Argentinos Jrs (ARG) e Always Ready (BOL), outro que pode vir da Pré.