Foi complicado, mas o Fluminense segurou um importante empate de 0 a 0 contra o Flamengo, nesta terça-feira, no Maracanã, pela ida das oitavas de final da Copa Betano do Brasil. Prejudicado pelo péssimo árbitro Anderson Daronco, o Tricolor teve de jogar praticamente todo o segundo tempo com um a menos por Felipe Melo ter sido expulso em lance de intervenção absurda do VAR.

O Fluminense iniciou a partida com enorme dificuldade. O Flamengo adiantou sua marcação e pressionou demais, não deixando a equipe tricolor sair com a bola no pé. Os minutos iniciais foram de domínio rubro-negro.

 
 
 

A aposta do argentino Jorge Sampaoli para deixar o Fluminense desconfortável rendeu frutos ao rival em campo, que criou as melhores chances. Fábio trabalhou bem em bola que Marcelo entrou para cortar na dividida com Wesley. Gabriel Barbosa chegou a mandar uma na trave e Arrascaeta, no rebote, viu a pelota beliscar o travessão.

O Flu era pouco criativo. Além de não ficar tanto com a bola como de costume (terminou a etapa inicial “só” com 51%), quando a tinha faltava eficiência e decisão. Levou perigo no primeiro tempo em apenas duas oportunidades. Numa jogada individual de Marcelo defendida pelo goleiro Santos e em roubada na frente que Arias também parou nas mãos do arqueiro adversário.

A situação que já tinha sido ruim na etapa inicial, piorou logo no início da final. Felipe Melo parou Gabriel com falta e Anderson Daronco aplicou cartão amarelo. Chamado pelo VAR, o árbitro (o mesmo que manteve a decisão estapafúrdia de não dar o pênalti em Lima no jogo contra o Paysandu) mudou a decisão e expulsou o zagueiro. Sem surpresas esse tipo de conduta… Vale destacar também que o rival fez muitas faltas no primeiro tempo e não levou NENHUM amarelo. Era o Fluminense roubar a bola e lá vinha a faltinha. Depois, não advertiu Gabriel por pisar de propósito em Ganso caído. Vergonha completa.

Então virou ataque contra defesa. Diniz tirou Pirani, que não fazia bom jogo, e lançou Manoel no clássico. Fábio chegou a fazer grande defesa em cabeçada de Ayrton Lucas e praticou outras boas intervenções. No fim das contas, enfrentando o adversário e a arbitragem, o empate ficou de bom tamanho. A volta é no dia 1º de junho.

O Fluminense jogou com: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo (Guga, 39′ do 2ºT); André, Gabriel Pirani (Manoel, 8′ do 2T), Lima e Ganso (David Braz, 49′ do 2ºT); Jhon Arias e Germán Cano.