Foto: Divulgação

Anunciado nesta sexta-feira, Renato Augusto é o segundo reforço confirmado do Fluminense para 2024. Mas como ele pode se encaixar na equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz? Tem vaga para atuar com Ganso? Os comentaristas do Grupo Globo analisaram as questões. Veja as opiniões:

MARCELO RAED:

 
 
 

— Renato Augusto gosta de jogar como segundo volante, é um jogador acima da média na leitura de jogo, técnica e construção de jogadas, mas já não é tão jovem e não entrega a dinâmica necessária para ser colocado na função, principalmente se tiver que compensar a cobertura de espaço de campo. Ganso por muitas vezes jogou um pouco recuado, mas era uma composição para abrigar John Kennedy e Cano no ataque, o que abria espaços na zona defensiva adversária.

JÉSSICA CESCON:

— Diniz tem um conceito de jogo que valoriza a posse e conta com a aproximação dos jogadores, que saem de suas zonas para fazerem a superioridade numérica no setor do portador da bola, por isso perder a posse é sempre um risco. Se a pressão para recuperar a bola imediatamente depois de perdê-la não funcionar, a defesa fica exposta por alguns segundos, até que a recomposição aconteça. Dessa forma, a precisão no passe é uma característica valiosíssima no Fluminense, além de domínio orientado, controle da bola e visão de jogo. Todos esses atributos que Renato Augusto tem.

CONRADO SANTANA:

— Acho que isso vai ser positivo para o Fluminense. Ganso terminou o ano em baixa. A primeira metade ele estava melhor, mas o fim da temporada não foi tão bom. E ter um cara como Renato Augusto é muito bom até para o Ganso ficar sempre alerta. Ou ele ser titular e jogar muito bem, ou perca a vaga para o Renato Augusto, que é um baita jogador, e ser uma opção. Acho isso positivo para o Fluminense. Vem para disputar a vaga no time titular. Mas como a temporada é longa, durante uma partida eles podem jogar juntos, sim.