Nicolás de la Cruz, de 19 anos, é o craque do Liverpool

Fluminense e Liverpool (URU), adversários na primeira fase da Copa Sul-Americana, têm uma semelhança histórica.  As duas equipes sediaram o primeiro jogo de seus países em seus estádios. Enquanto o Fluminense cedeu o estádio das Laranjeiras para o amistoso entre a seleção brasileira e o Exeter City F. C em 1914, o Belvedere, estádio do clube uruguaio foi palco da estreia da Celeste Olímpica, contra a seleção da Argentina. Saiba mais abaixo:

O Liverpool é um clube modesto de Montevidéu. Participa apenas pela quarta vez de uma competição internacional. Jogou apenas uma Copa Libertadores, em 2011, na fase preliminar, e foi eliminado pelo Grêmio ao empatar em 2 a 2 em casa e perder por 3 a 1 fora.

 
 
 

As outras duas participações do time uruguaio foram na Copa Sul-Americana. Na primeira delas, em 2009, o time foi eliminado na primeira fase pelo Cienciano (PER). Em 2012, o Liverpool conseguiu avançar em duas fases, mas caiu nas oitavas de final para o Independiente (ARG).

Nacionalmente, os únicos títulos foram as conquistas da segunda divisão, nos anos de 1966, 1987 e 2002. No primeiro turno do campeonato uruguaio da temporada 2016/2017, a equipe ficou na quinta colocação, com 24 pontos em 15 jogos.

O técnico da equipe é Mario Saralegui, ex-jogador uruguaio que tem 57 anos. Ainda sem títulos na carreira como treinador, teve sucesso na época em que atuava dentro de campo. Foi campeão da Copa América 1983 com a camisa da seleção, bicampeão da Libertadores e do Mundial – em 82 com o Peñarol e 86 com o River Plate – e hexa uruguaio.

Um dos maiores destaques da equipe uruguaia tem apenas 19 anos, mas já foi o artilheiro da equipe no último campeonato uruguaio, com quatro gols. Nicolás de la Cruz, prata da casa, é meia e foi peça importante na campanha que levou o clube ao vice-campeonato da Libertadores sub-20 em 2016. No torneio, também balançou a rede quatro vezes e ficou marcado pela expulsão no fim da decisão contra o São Paulo ao dar um pontapé em jogador adversário – derrota por 1 a 0 para o Tricolor.

De la Cruz é ainda o capitão, camisa 11 e dono da bola parada do Uruguai no Sul-Americano sub-20 que está sendo disputado no Equador. Já fez dois gols, ambos em confrontos contra a Argentina – cobrando pênalti no 3 a 3 da fase de grupos e acertando chute de muito longe no 3 a 0 do hexagonal final. No entanto, desperdiçou um pênalti ao tentar cavadinha sem sucesso diante da Venezuela.