O sorteio da segunda fase da Copa Sul-Americana acontecerá na próxima segunda-feira, às 20h, no Paraguai. No mesmo dia e horário, o Fluminense estará enfrentando o Paraná, em Curitiba, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, e conhecerá o próximo adversário do torneio internacional.

O Fluminense eliminou o Nacional Potosí (BOL) na primeira fase após vencer no Maracanã por 3 a 0 e superar a altitude de 4,067 metros da Bolívia. Por conta do revés no jogo de volta, fora de casa, o Tricolor das Laranjeiras ficou no POTE 2 e pode ter adversários tradicionais, altitudes ou clássicos na segunda fase.

 
 
 

Entre os times tradicionais que podem entrar no caminho do Fluminense estão o Peñarol (URU) e Nacional (URU). O Tricolor ainda corre o risco de ter clássico contra o Vasco ou Botafogo. Além deles, existe a possibilidade de enfrentar times com altitude na Bolívia, Colômbia, Peru ou Equador, ou argentinos, que são equipes que costumam fazer jogos mais equilibrados.

São cinco possibilidades de altitude: Bolívar-BOL (3,640 metros), Sport Huancayo-PER (3,259 metros), El Nacional-EQU (2,850 metros), Millonarios-COL (2,640 metros) e Santa Fé-COL (2,640 metros). Se serve de alívio, nenhum desses tem altitude maior que Potosí, quando o Fluminense jogou sob 4,067 metros acima do nível do mar.

POTE 1

Banfield (ARG)
Cólon (ARG)
Jorge Wilstermann (BOL)
Bolívar (BOL)
Botafogo
Vasco
Deportes Temuco (CHI)
Junior Barranquilla (COL)
Millonarios (COL)
Santa Fe (COL)
El Nacional (EQU)
Sport Huancayo (PER)
Cerro (URU)
Defensor (URU)
Nacional (URU)
Peñarol (URU)

POTE 2

Fluminense
Bahia
Atlético-PR
São Paulo
San Lorenzo (ARG)
Defensa y Justicia (ARG)
Lanús (ARG)
Deportivo Cuenca (EQU)
LDU (EQU)
General Díaz (PAR)
Sol de América (PAR)
Nacional (PAR)
Rampla Juniors (URU)
Boston River (URU)
Deportivo Cali (COL)
Caracas (VEN)