(Foto: Mailson Santana - FFC)

A Conmebol deve anunciar uma importante mudança no sistema de disputa da Copa Sul-Americana 2023. Agora os segundos colocados dos grupos da competição também passarão de fase para disputar um mata-mata contra os terceiros colocados da Libertadores. Os vencedores se classificarão para enfrentar os líderes de cada grupo da Sula nas oitavas de final. A informação é do jornalista Leonardo Ferreira, do TNT Sports.

Antes, o terceiro colocado da Libertadores ia diretamente às oitavas da Sul-Americana, que por sua vez só tinha o campeão de cada grupo como classificado para a fase. Isso não vai aumentar o número de jogos ou inflar o calendário, já que a 1ª fase prévia, que não tem clubes brasileiros, será disputada apenas em jogo de ida, e não mais de ida e volta.


Desta forma, 16 jogos da competição, de uma vez só serão “compensados” com esse novo playoff das oitavas, que em tese trará jogos de melhor qualidade.

A fase de grupos da Sul-americana começará em 5 de abril e irá até 28 de junho. Os playoffs das oitavas vão ser 12 e 19 de julho. A final, por ora, está marcada para 28 de outubro.