(Foto: Divulgação/Conmebol)

A Fifa definiu que o novo Mundial de Clubes, provavelmente a partir de 2025, será com 32 participantes (de quatro em quatro anos, como a Copa do Mundo). Agora vem uma nova etapa no processo de mudança. Como serão definidos os participantes de cada continente. Segundo informa reportagem do site ge, a Conmebol e a Uefa ainda não têm os parâmetros traçados.

No que diz respeito à América do Sul serão seis vagas. Os europeus serão 12. Tanto Conmebol quanto Uefa foram consultadas pelo portal e responderam de forma parecida: ainda falta muito para definir.

 
 
 

Nem mesmo a Fifa tem a resposta sobre os critérios. A entidade máxima do futebol mundial prefere que os classificados garantam vagas via Libertadores e Liga dos Campeões, principais torneios de clubes de ambos os continentes.

O planejamento inicial dá conta que todos os campeões de Libertadores nos quatro anos anteriores se classifiquem automaticamente, mas há muitas questões sendo feitas e dúvidas a serem respondidas. A entidade sul-americana comenta os clubes sofrem muitas mudanças e poderiam chegar desfigurados ao Mundial anos depois de terem conquistado o torneio.

Um outro importante questionamento é: para quem vai a vaga no caso da repetição de campeões da Libertadores? As últimas quatro competições foram vencidas por Flamengo e Palmeiras, por exemplo. Quem iriam nesse caso? Os vice-campeões? Os campeões da Sul-Americana? Ranking da Conmebol? Ninguém tem isso claro.

O site conclui dizendo que as discussões ainda estão em aberto e demorarão a ter uma conclusão.